Quarta-feira 14 de Novembro de 6694

Sporting mais isolado com goleada do Benfica ao FC Porto na Liga Betclic

braga vs scp nov 2024

Liga Portugal

Os dois últimos jogos da ronda 11ª, realizados neste domingo de São Martinho, não viraram “castanhada”, mas o FC Porto foi quem mais perdeu depois de ser goleado (4-1) pelo Benfica, que acordou a tempo, deixando o Sporting ainda mais isolado na liderança da Liga Betclic.

Os leões, que estiveram a perder 0-2 quando se chegou ao intervalo passaram um bocado menos bom, apesar de terem tido maior posse de bola (71/29%) mas a “fluidez” da formação leonina só permitiu fazer 4-3 remates, com zero (2-0) para a baliza, o que não foi “simpático” para Ruben Amorim.

Pior ainda, porque o Sporting de Braga obrigou Israel a estar atento ao longo de toda a primeira parte, com os leões a não conseguir “estancar” o melhor entrosamento bracarense e a sofrer a bom sofrer, que originou o primeiro golo dos homens da Cidade do Arcebispos, com Ricardo Horta a aproveitar as falhas dos defesas leoninos e abrir o marcador (20’).

Pior, quiçá, foi a lesão contraída por Pedro Gonçalves que, ao esticar a perna para dominar uma bola a meia altura, fê-lo com maior rapidez, o que o levou a “fazer caretas” que vislumbraram logo que o mal ainda não estava curado e foi substituído de imediato.

O Sporting continuou a dominar a posse de bola, mas, em contramão, o Braga “esperou” até aos 45’ para tentar dar o “golpe de misericórdia”, isto é, chegar ao 2-0, pelo mesmo Ricardo Horta, abrindo os “portões” para que pudesse contar com uma vitória ou, pelo menos, um empate, que nada convinha ao Sporting de Ruben Amorim, golo que surgiu por culpa da defesa leonina.

No segundo tempo, a “estrelinha” de campeão regressou ao recinto e Morita entrou e (59’) reduziu para 2-1, o Sporting como a acertar mais na bola e, como se esperava, os bracarenses começaram a titubear, face ao esforço feito na quinta-feira passada, no jogo da Liga Europa, perdendo “estofo” e “mente” fresca, para acabar o jogo a marcar pontos.

Gyokeres esteve a milímetros de marcar (60’) mas Hjulmand (82’) chegou ao empate (2-2), numa fase de crescimento dos leões, que forçaram e marcaram o terceiro golo (90’) por Harder, que também tinha entrado, fazendo o 3-2, para repetir a façanha (90+4’), com o 4-2.

A posse de bola leonina, no final do jogo, foi de 71/29% para 13-3 remates, dos quais 6-2 para a baliza, com 611-29 passes, comprovando-se a quebra física e mental da formação, num triunfo que foi merecido.

20241111_slb vs fcp_101

Fernando Correia / CN

No Estádio da Luz, o Benfica foi sempre liderando de princípio a fim, com Carreras (a abrir o marcador à meia hora (1-0), depois de Pavlilis ter rematado ao poste da baliza de Diogo Costa, tendo o primeiro tempo sido marcado pelo empate portista (44’) através de Samu, que aproveitou uma brecha deixada aberta por Otamendi.

Nesta primeira parte, o Benfica teve mais bola (54/46%) mas os remates (7-5, dos quais 3-2 para a baliza) foram mais do FC Porto.

Os portistas entraram no segundo tempo ainda com uma defesa baixa, mas o Benfica apresentou-se com nova ordem “mental” e Di Maria fez o 2-1 (56’), tendo, cinco minutos depois (61’), o defesa central Perez que fez um autogolo permitindo às águias voarem para o 3-1 e, a partir daí, o FC Porto perdeu-se, apesar de uma boa mão cheia de defesas realizadas por Diogo Costa.

20241111_slb vs fcp_100

Fernando Correia / CN

Para fechar em beleza, Di Maria (de grande penalidade) fez o 4-1 (82’) perante o gaudio dos mais de 60.000 espetadores presentes que, uma vez mais, utilizaram potes de fumo (que obrigaram a uma paragem de alguns minutos) e petardos para dentro do campo, por parte dos adeptos benfiquistas.

Uma posse de bola equilibrada (52/48%) mas mais vantagem benfiquista nos remates (16-8) dos quais 7-3 para a baliza.

Nos outros jogos deste domingo, o Estrela da Amadora derrotou (2-0) o Nacional, com golos de

Paulo Moreira (77’) e Kikas (88’), com 17-15 remates, dos quais 3-4 para a baliza, numa posse de bola de 51/49%.

Enquanto o Santa Clara derrotou o Vitória de Guimarães com um golo marcado por Ricardinho (80’), tendo Tiago Silva (Guimarães) sido expulso (90+8’), com vantagem na posse de bola por parte dos vimaranenses (63/37%) contra os 21-5 remates, dos quais 7-3 para a baliza por parte dos açorianos.

Na classificação, o Sporting passou a somar 33 pontos, seguido do FC Porto (27), Benfica (25 e menos um jogo), Santa Clara (21), Sporting de Braga (20), Guimarães (18), Famalicão e Moreirense (17), Casa Pia (13), Rio Ave (12), Gil Vicente, Estoril e AVS SAD (10), Boavista e Estrela da Amadora (9), Arouca e Nacional (8), Farense (5).

Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) mantem-se líder com (16), seguido de Galeno e Samu (ambos do FCPorto), 8; Akturkoglu (Benfica), Fujimoto (Gil Vicente) e Clayton (Rio Ave), todos com 5 golos.

Havendo um interregno para a realização dos jogos para a Liga das Nações, a Liga Betclic regressa no dia 29 deste mês, com o jogo Farense-Estrela da Amadora, com o Sporting-Santa Clara no dia 30, o Arouca-Benfica, no dia 1 de dezembro e o FCPorto-Casa Pia no dia 2.

© 6694 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.