Sábado 26 de Outubro de 2024

Prémio Sakharov 2024 foi para a oposição venezuelana

20241024PHT24798_original

Parlamento Europeu

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento deste ano foi atribuído aos líderes da oposição venezuelana: María Corina Machado, como líder das forças democráticas na Venezuela e Edmundo González Urrutia, presidente eleito.

O Parlamento Europeu atribuiu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2024 a María Corina Machado como líder das forças democráticas na Venezuela e ao presidente eleito Edmundo González Urrutia, em representação de todos os venezuelanos dentro e fora do país que lutam pela restauração da liberdade e da democracia.

María Corina Machado foi a vencedora das eleições primárias em 2023 mas foi arbitrariamente desqualificada pelo regime venezuelano e assim não foi a candidata da oposição democrática (Plataforma Unitária) nas eleições presidenciais de 2024, mas sim  Edmundo González Urrutia .

Realizadas aem julho deste ano as eleições presidenciais  foram precedidas por uma repressão generalizada, que inclui a desqualificação, prisões e violações dos direitos humanos. O então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou vitória nas eleições, mas os resultados foram contestados por observadores independentes, incluindo a ONU. O Parlamento Europeu reconheceu Edmundo González como presidente legítimo da Venezuela numa resolução em setembro de 2024.

Actualmente no exilio Espanha, Edmundo González, viu-se ameaçado quando um tribunal venezuelano emitiu um mandado de prisão, numa conjuntura de protestos e repressão política por parte do poder de Nicolás Maduro.

Ambos foram nomeados pelo Partido Popular Europeu. Edmundo González Urrutia foi também nomeado pelos Conservadores e Reformistas Europeus.

Os outros finalistas do Prémio Sakharov 2024

Os líderes da oposição venezuelana fazia parte dos três finalistas para o prémio do Parlamento Europeu, selecionados através da votação dos membros das comissões dos Assuntos Externos e do Desenvolvimento, a 17 de outubro. Os outros dois finalistas eram o Professor Doutor Gubad Ibadoghlu, um professor universitário e ativista anticorrupção do Azerbaijão, e os movimentos de mulheres Women “Wage Peace” e “Women of the Sun”, de Israel/Palestina.

 

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.