Os ANOC Awards, criados em 2014, pretendem reconhecer e homenagear os feitos dos Comités Olímpicos Nacionais e dos seus atletas, bem como distinguir membros da Família Olímpica, cerimónia que, este ano, terá como palco o Centro de Congressos do Estoril, que receberá as estrelas no dia 30 deste mês de outubro, soube-se na apresentação do evento, esta quarta-feira.
Os prémios atribuídos dependem dos eventos desportivos ocorridos e são decididos por um júri nomeado pela Association of National Olympic Committees (ANOC), geralmente em anos pares, com a ANOC a reconhecer os feitos nos Jogos Olímpicos de verão ou de inverno, ao passo que nos anos ímpares premeia os resultados obtidos em competições continentais ou Campeonatos do Mundo.
Serão entregues o Prémio de Melhor Atleta Feminina, Melhor Atleta Masculino, Melhor Equipa Feminina, Melhor Equipa Masculina, Melhor Equipa Feminina em Desportos Individuais, Melhor Equipa Masculina em Desportos Individuais em Paris, Melhor Equipa Mista e o Prémio ANOC para carreira de excelência.
Por se realizar em Portugal a cerimónia de entrega dos ANOC Awards, haverá também a atribuição de um prémio ao Melhor Atleta Português em Paris 2024, que será conhecido no decorrer da Gala.
A cerimónia pode ser acompanhada em direto através da ANOC.tv e também de parceiros de transmissão locais. No caso de Portugal será a RTP a transmitir o evento, sendo também responsável pela retransmissão do sinal para a European Broadcasting Union.
Os ANOC Awards, são parte do programa geral da Assembleia Geral da ANOC que na próxima semana reúne no Concelho de Cascais mais de 800 delegados vindos de todo o mundo, depois de uma candidatura bem-sucedida apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).
José Manuel Araújo, secretário-geral do COP, explicou que “a razão pela qual o Comité Olímpico de Portugal se candidatou foi pela oportunidade de juntar aqui, em Cascais, a Família Olímpica do mundo inteiro”, numa AG em que será “projetado o futuro do Movimento Olímpico.”
José Manuel Araújo sublinhou ainda que esta assembleia acontece em Cascais depois de um ano de interregno, por não ter havido condições para a sua realização na Indonésia. “Orgulhosamente, recebemos aqui a ANOC e a sua Assembleia Geral. Temos um agradecimento muito especial a fazer-lhe por nos ter entregado esta missão, mas também à Câmara Municipal de Cascais, por todo o seu empenho. Juntos conseguimos fazer acontecer.”
O secretário-geral do COP sublinhou também “a satisfação” que é a atribuição de um prémio para um atleta português durante os ANOC Awards, referindo ainda a vontade de que a “Assembleia Geral seja memorável.”
Gunilla Lindberg, secretária-geral da ANOC, elogiou o trabalho em equipa desenvolvido com o Comité Olímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Cascais, tendo lembrado que tudo começou num encontro com “o Presidente Constantino e o meu amigo José Manuel Araújo”, há dois anos, quando se falou na “boa ideia” que seria organizar a AG anual da ANOC em Portugal.
Gunilla Lindberg afirmou que “a AG da ANOC é a maior reunião olímpica do mundo, é maior do que as Nações Unidas, com mais de 200 países participantes”, tendo lembrado que será um momento político muito sensível: “Todos os candidatos às eleições do Comité Olímpico Internacional, a realizar em março de 2025, estarão em Cascais.”
Ao falar dos ANOC Awards, a secretária-geral da ANOC sublinhou a dificuldade que é escolher os atletas premiados. “O primeiro critério é ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, mas tem de haver algo mais que torne o atleta merecedor do prémio” e seja o escolhido do júri composto pelas associações continentais.
Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, explicou ter sido natural abraçar o projeto de organizar o evento da ANOC no Concelho: “Cascais é uma vila que respira desporto” e, para além disso, “a realização deste evento reflete o nosso empenho em criar oportunidades que impulsionem o futuro, especialmente para os jovens que veem no desporto uma forma de inspiração.”
O autarca cascalense teve então palavras de elogio para a parceria que permitiu a concretização do projeto: “Cascais só foi escolhida pelo Conselho Executivo da ANOC graças ao apoio do Comité Olímpico de Portugal, do Turismo de Cascais e do Turismo de Portugal. A todos expressamos a nossa mais profunda gratidão.”
A Assembleia Geral da ANOC irá decorrer entre 29 de outubro e 1 de novembro, entre Cascais e o Estoril.
O primeiro dia é dedicado a reuniões executivas e a sessões da Solidariedade Olímpica, bem como a encontros setoriais entre os Comités Olímpicos Nacionais e as equipas presentes no evento, terminando o dia com uma receção no Hotel Cascais Miragem, oferecida pela Câmara de Cascais e pelo Cascais Visitors & Convention Bureau.
A 30 de outubro, iniciam-se os trabalhos da 27ª Assembleia da ANOC, no Centro de Congressos do Estoril, incluindo-se na agenda os relatórios de trabalho das Comissões da ANOC, a apresentação de planos para o futuro e ainda das conclusões sobre os Jogos Olímpicos Paris 2024 e dos Comités Organizadores de futuras edições de Jogos Olímpicos. No final deste dia será então feita a entrega dos ANOC Awards.
A 1 de novembro é altura das sessões temáticas que terão três temas em discussão – a evolução do Programa Olímpico na perspetiva dos Comités Olímpicos Nacionais; as estratégias eficazes para um desporto mais seguro na área do safeguarding; e o impacto da inteligência artificial na Agenda Olímpica. Todas as sessões irão contar com oradores e moderadores vindos dos Comités Olímpicos de todo o mundo.
Estarão em Cascais mais de 800 delegados, dos quais 370 dos Comités Olímpicos Nacionais. O Comité Executivo e as Comissões da ANOC trazem 81 elementos, enquanto o Comité Olímpico Internacional se fará representar por 25 executivos e ainda pelo seu Presidente, Thomas Bach. Trinta e cinco Federações Internacionais também estarão presentes em Portugal, bem como 30 outras organizações, como Associações Olímpicas continentais, World Games, Tribunal Arbitral do Desporto e Agência Internacional de Testagem.