Sábado 19 de Outubro de 2024

Nevoeiro “adiou” Nacional-Benfica e Sporting e FC Porto seguem seguros na Liga Betclic

Enquanto o Sporting e o FC Porto deram mais um passo em frente para cimentarem um começo a grande nível nesta Liga Betclic 2024/2025 – em especial os leões pela oitava vitória consecutiva – o Benfica viu o jogo frente ao Nacional ser adiado devido ao nevoeiro que pairou pela Madeira.

fcp vs braga lp 2024_2025

Liga Portugal

No Dragão, os portistas estiveram em “apertos” ante um Braga matreiro e até mais atacante (18-7 em remates), tendo inaugurado o marcador no final da primeira parte (45+1’) através de Galeno, que chegou à meia dúzia de golos, sendo o segundo melhor da competição portuguesa, numa classificação liderada pelo sportinguista Gyokeres, que voltou a marcar e chegou aos 11 golos.

No segundo tempo, os bracarenses entraram melhor e chegaram (54’) ao empate, por Roger, o que criou algum “frisson” nas hostes portistas, logo desfeitas pelo segundo golo (59’) dos donos da casa, com Pepê a repor a equipa no trilho de mais um triunfo, o que se confirmou.

Nos remates para a baliza (3-3) nada se definiu, mas foi a maior posse de bola (53/47%) que “ajudou” o FCPorto a somar mais três pontos.

No Guimarães-Boavista, apesar da supremacia (61/39% na posse de bola e dos remates (5-4) para a baliza, com o 12-12 no total de remates) que os vimaranenses souberam granjear e que os levaram ao 2-0, a verdade é que o jogo tem noventa minutos e não pode haver distrações ou falhas que possam alterar o rumo do trilho traçado.

Gustavo (34’ e 48’) deram uma vantagem como que “folgada”, mas os minutos finais – numa compensação de tempo que nunca mais acabava – acabaram por alterar, por completo, a situação. Aos 90+5’ e 90+15’, Reisinho (afinal o Rei) esteve de pé quente e chegou ao empate, com o segundo golo a surgir na transformação de uma grande penalidade. Um pouco de azar, pela tenacidade do Boavista, e o Guimarães perdeu uma grande oportunidade para se chegar mais à frente.

Em Faro, o Farense conseguiu encontrar o caminho certo para obter o primeiro triunfo (ao cabo de oito jornadas quase em jejum), tendo o golo que valeu os pontos do triunfo sido obtido por Raul Silva (90+5’), quando o sol já estava a escurecer.

Os algarvios dominaram nos remates (18-8, o que foi fulminante, depois de um 2-2 em remates para a baliza, numa posse de bola de 56/44% para os visitantes.

Ronda oito que não se concluiu porquanto o Nacional-Benfica foi adiado devido ao nevoeiro que se fez sentir na zona (o que não foi a primeira vez que aconteceu) onde se situa o campo do clube da casa, partida que se deverá realizar em 19 de novembro próximo.

Com esta interrogação, o Sporting continua líder invicto, somando 24 pontos, com o FC Porto a manter também a segunda posição (21), seguindo-se Benfica (16 e menos um jogo), Santa Clara (15), Guimarães e Braga (14), Famalicão (13), Moreirense (11), Gil Vicente (10), AVS-SAD (9), Casa Pia e Rio Ave (8), Arouca (7), Estoril e Boavista (6), Estrela Amadora e Nacional (menos um jogo), 5 e Farense (4).

Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) soma agora 11 golos, à frente de Galeno (FC Porto), 6; Fujimoto (Gil Vicente), 5; Samu (FCPorto), Pedro Gonçalves (Sporting) e Vinicius (Santa Clara), todos com 4.

A próxima jornada inicia-se no dia 25 de outubro (sexta-feira), com os jogos Casa Pia-Nacional e Santa Clara-Gil Vicente, ronda em que o Sporting se desloca a Famalicão (sábado), com o Benfica a receber o Rio Ave (domingo) e o FC Porto a deslocar-se ao AVS-SAD, na segunda-feira.

Nestas três semanas, a seleção portuguesa irá iniciar a participação na Liga das Nações, havendo ainda pelo meio mais uma ronda da Taça de Portugal.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.