Com a goleada (4-0) alcançada frente ao Atlético de Madrid – com o Estádio da Luz a brindar a equipa sensação na Liga dos Campeões, depois do “desastre” de Schmidt – o Benfica subiu ao 3º lugar desta fase de apuramento para os oitavos de final.
Com Bruno Lage a receber uma formação “debilitada” pelos dois maus resultados iniciais na Liga Betclic, psicologicamente em “baixo”, a verdade é que os encarnados conseguiram a quinta vitória em outros tantos jogos, guindando-se ao terceiro lugar do pódio (entre as 36 candidatas), o que continua a levantar o “moral” de uma águia “ferida”, mas alerta para os “perigos” eminentes.
Frente a um público como que propulsionado por um qualquer “gás” de alegria, os comandados de Lages depressa encontraram o caminho para o golo (13’), quando Akturkoglu abriu o ativo, num único golo que deu até ao intervalo.
Na segunda parte, a supremacia do Benfica manteve-se por “cima”, foi ganhando campo e espaço e os golos começaram a surgir com relativa facilidade, em especial pela conquista (legal) de duas grandes penalidades, o que foi imprescindível para que a formação dos vermelhos e brancos estivesse sempre no comando da “nave”, nesta quarta-feira em órbitra estratosférica.
Di Maria, de grande penalidade, chegou ao 2-0 (52’), tendo os madrilenos sentido no “coração” o que podia estar para acontecer, porquanto não conseguiram ter argumentos para se superiorizar a um Benfica endiabrado, que forçou a nota nas substituições e Bah (75’) fez o 3-0 para descansar as hostes benfiquistas, sempre “em ordem de ataque eminente”, o que deu origem ao 4-0 (84’) na transformação de uma grande penalidade marcada por Kokcu.
Os espanhóis só se aproximaram do Benfica, no que às estatistas se refere, na posse de bola (46-54%) , porquanto nos remates os encarnados foram demolidores (19-4, dos quais 10-0 para a baliza), o que se torna “esquisito” para o Atleti, que nem uma vez chutoSturm Grazu para a baliza. Incrível!
Com este “anafado” triunfo, o Benfica alcançou o terceiro lugar do pódio (entre os 36 concorrentes), somando seis pontos, o que só mais seis equipas o conseguiram, como foram os casos do Borussia Dortmund, Brest, Leverkusen, Liverpool, Aston Vila e Juventus.
Os resultados desta quarta-feira foram os seguintes: Girona, 2 – Feyenoord, 3: Shakhtar, 0 – Atalanta, 3; Aston Villa, 1 – Bayern, 0; Benfica, 4 – Atlético Madrid, 0; Dinamo Zagreb, 2 – Mónaco, 2; Lille, 1 – Real Madrid, 0; Liverpool, 2 – Bolonha, 0; Leipzig, 2 – Juventus, 3; Sturm Graz, 0 – Brugge, 1.
Ainda na classificação, o Sporting está no grupo dos 8ºs (Manchester City, Inter, Sparta Praga, Atalanta, Arsenal e Mónaco), todos com quatro pontos.
A próxima ronda (3ª) da Liga dos Campeões está marcada para o dia 22 deste mês de Outubro, com os leões a deslocarem-se ao Sturm Graz e o Benfica a voltar a jogar na Luz, defrontando os holandeses do Feyenoord, dia 23.
Nesta quinta-feira, para a Liga Europa, o Sporting de Braga desloca-se ao campo do Olympiacos (17h45) enquanto o FCPorto recebe o Manchester United no Dragão (20h).