A formação liderada por Bruno Lage obteve, neste sábado e na 7ª jornada da Liga Betclic, o melhor resultado da época, ao golear (5-1) o Gil Vicente, que apenas conseguiu que o “galo” cantasse apenas uma vez e logo a abrir o resultado.
Numa partida em que o valor global da qualidade voltou a não se ver (a posse de bola foi dividida – 51/49%) os benfiquistas estiveram melhor nos remates (17-9 dos quais 6-2 para a baliza adversária), o que acabou por ser um excelente “handicap” psicológico para se chegar ao 5-1 final, caminho apenas encontrado a partir dos 78’, quando Andouni chegou ao 3-1, depois de Otamendi ter empatado (25’) e Akturkoglu (78’) ter dado luz “verde” aos encarnados para seguir em frente.
Depois do início das substituições, o Benfica “em débito” passou a “creditar” e entrou em velocidade de cruzeiro para “encher” a mochila, completado com os golos obtidos por Florentino (90’) e Rollherser (90+4’), somando mais três pontos – no que foi a quarta vitória consecutiva de Bruno Lage – o que mais interessa em qualquer atividade desportivo. Com fair play e ética.
No Casa Pia-Guimarães, os casapianos entraram a liderar com um golo obtido (39’) por Cassiano (grande penalidade), tendo os vimaranenses empatado (49’) através de um autogolo de João Silva, no que foi o resultado.
Os visitantes dominaram ao longo de todo o encontro (63/37% de posse de bola, 17-12 remates, dos quais 4-2 para a baliza) mas não conseguiram chegar à superioridade nos golos, pelo que ficou o doce-amargo do empate (o primeiro do Guimarães) ainda que repartindo a “mágoa” pontual.
Na Amadora, o Estrela recebeu e venceu (2-1) – na primeira vitória dos amadorenses – o Moreirense (terceira igualdade). Tendo Bucca aberto o marcador (2’) para os donos da casa, que tiveram o condão de “abanar”, no mínimo, a autoestima dos homens de Moreira de Cónegos.
Aliás, como se provou quando (29’) Kikas elevou o placard para 2-0, que podia prever uma supremacia global mais lata. Ismael (82’) protagonizou o golo do Moreirense.
Puro engano! Como se comprova pela estatística (simplificada), o Moreirense dominou (segundo a Liga Portugal) na posse de bola (63/37%) e nos remates (14-4), com um empate (2-2) a registar-se nos remates para a baliza.
Neste domingo, jogam Famalicão-Nacional e Santa Clara-Boavista (15h30), FC Porto-Arouca (18h) e Sporting de Braga-Rio Ave(20h30).