Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Governo condecorou atletas olímpicos e paralímpicos medalhados em Paris’2024

459118162_1055499619371850_7236918244788753_n

COP

O Primeiro-Ministro de Portugal, durante o encontro promovido na sua residência oficial, em S. Bento, atribuiu o Colar de Honra ao Mérito Desportivo ao campeão olímpico Iúri Leitão (Ciclismo) – Rui Oliveira não pôde estar presente – e aos campeões paralímpicos Miguel Monteiro (Atletismo) e Cristina Gonçalves (Boccia).

Luís Montenegro condecorou ainda com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo os atletas olímpicos Pedro Pichardo (Atletismo) e Patrícia Sampaio (Judo), e os atletas paralímpicos Djibrilo Iaifa (Judo), Sandro Baessa (Atletismo), Diogo Cancela (Natação) e Carolina Duarte (Atletismo).

O Primeiro-Ministro proferiu palavras de agradecimento e reconhecimento aos atletas que competiram em Paris 2024, aproveitando para criticar a desvalorização que muitas vezes é feita dos resultados desportivos que não correspondem a posições de pódio, tendo referido que “se conseguíssemos ter a mesma capacidade de superação, a mesma capacidade de ir mais longe, seríamos a sociedade mais rica do mundo, mais rica do ponto de vista financeiro, porque mais rica, do ponto de vista moral e espiritual, eu acho que somos.”

Luís Montenegro referiu-se ainda ao simbolismo da sua presença em França, para acompanhar os Jogos Olímpicos, referindo que “tive ocasião de dizer quando da minha passagem por Paris que ela expressava também o empenho deste Governo em poder reforçar as políticas públicas tendentes a termos mais prática desportiva em Portugal.”

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, que tem a tutela do Desporto, abriu a sessão, manifestando aos atletas olímpicos e paralímpicos “gratidão por aquilo que fizeram nos Jogos. Nós queremos reconhecer aquilo que fizeram. Porque todos foram embaixadores do desporto português nestes Jogos. Foi muito importante para a promoção desportiva do País.” Pedro Duarte assumiu igualmente que “a atividade física deve ser promovida no País, é uma prioridade deste Governo. Precisamos todos disso.”

O secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo, reforçou a importância da presença dos governantes portugueses junto da Equipa Portugal, nomeadamente o ministro Pedro Duarte e o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, “e a própria presença do Senhor Primeiro-Ministro. Foi algo que apreciámos muito. É importante que o Governo de Portugal sinta diretamente o empenho, o esforço da equipa olímpica.”

Para além da excelência dos resultados desportivos alcançados pela Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos Paris 2024 – os mais valiosos de sempre –, José Manuel Araújo destacou duas marcas importantes: “Uma é a total paridade de género. Tivemos 37 mulheres e 36 homens e, por outro lado, 50% dos atletas estrearam-se nestes Jogos Olímpicos, incluindo o campeão olímpico Iúri Leitão. Portanto, é importante perceber que estamos a dar passos para que esta dimensão desportiva tenha futuro.”

O secretário-geral do COP referiu-se também às palavras já ouvidas ao Governo, de “reforço das políticas públicas na área do desporto, o que é uma expectativa que todos temos como positiva. O reforço tem uma dimensão política, mas também terá uma dimensão financeira”, palavras a que Luís Montenegro haveria de responder posteriormente com a promessa de aumentar a dotação financeira dos programas de preparação olímpica e paralímpica.

“Olhamos para a frente com o objetivo de elevar o patamar e para o fazer é preciso também ter da parte do Governo o sinal que todos esperamos”, referiu José Manuel Araújo, que fez ainda uma referência final no seu discurso: “Faz hoje precisamente um mês que terminaram os Jogos Olímpicos de Paris e faz hoje precisamente um mês que faleceu o professor José Manuel Constantino, um homem que foi uma referência para muitos de nós e alguém que deixou um legado fundamental no desporto em Portugal, que teve variadíssimas responsabilidades, um pensador do desporto e, naturalmente, gostaria também de o homenagear neste momento com um dos lemas que ele referia sempre e que acho que a todos nós nos toca – o mais importante de todos estes momentos é verdadeiramente servir Portugal e servir os portugueses.”

O Primeiro-Ministro referiu no seu discurso “um abraço de evocação, de respeito e de homenagem a todo o trabalho que o professor José Manuel Constantino fez pelo desporto português e pelo Comité Olímpico em particular.”

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.