Luís Costa conquistou esta tarde em Clichy-sous-Bois a medalha de bronze no contrarrelógio H5 de ciclismo de estrada dos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
O ciclista português registou o tempo de 44:26.32 nos 28.3km do percurso com uma recuperação formidável no último segmento que lhe valeu o terceiro lugar do pódio.
“É o trabalho de uma carreira inteira. Chegar aqui e ganhar esta medalha, tenho que partilhá-la com as pessoas que me ajudam e com o povo português que sei que gosta de medalhas. Foi até rebentar, sempre no red line, cada quilómetro que passava eu via que estava melhor do que na primeira volta e comecei a acreditar. Pensei que hoje tinha que dar medalha”, referiu Luís Costa no rescaldo da prova.
Luís Costa regressa à estrada já esta quinta-feira, 5 de setembro, às 12:00 de Lisboa na prova em linha H5 de 71km.
Mamudo Baldé que nas eliminatórias realizadas no período da manhã, tinha no conjunto o segundo tempo mais rápido dos participantes e bateu o recorde nacional com 13.75 segundos, na final ao fim da tarde foi 5º classificado nos 100m T54 com o tempo de 14.19 segundos, no Stade de France.
“Este não era o resultado que eu queria mas é suficiente para provar que já estou no nível mundial. Ainda tenho muita margem para crescer e para melhorar, isto não foi uma derrota e em Los Angeles vão-me ver mais forte e mais rápido”, referiu Manudo Baldé.
Ao oitavo dia de Jogos Paralímpicos Paris 2024, Portugal conta já com duas medalhas de ouro por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 de atletismo e Cristina Gonçalves em individuais BC2 de boccia e duas de bronze por Diogo Cancela nos 200 metros estilos SM8 de natação e Luís Costa no contrarrelógio H5 de ciclismo de estrada, para além de 10 diplomas paralímpicos conquistados.