Telmo Pinão e Marco Meneses conquistaram, esta sexta-feira, os primeiros diplomas para Portugal nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
O ciclista português obteve o 7º lugar na prova de 3.000 metros perseguição individual C2 de ciclismo de pista com a marca de 3.59,150 nas eliminatórias onde o francês Alexandre Leaute bateu o recorde do mundo com 3.24,298.
No final da prova, Telmo Pinão referiu que “adorava ter conseguido bater o recorde pessoal” e confessou estar “muito feliz por ter alcançado o objetivo principal que era conseguir o diploma”, deixando um agradecimento especial à equipa médica “por tudo o que fez depois de uma queda recente e de ter passado por dificuldades”.
Marco Meneses (23 anos) alcançou o segundo diploma, na Arena Paris La Defense, ao terminar os 400 metros livres S11 de natação no 5º lugar com o tempo de 4.36,36, a apenas quatro segundos do pódio. A marca estabelece novo recorde nacional que já pertencia a Marco Meneses.
“Foi a primeira prova e começar logo com uma final e um recorde nacional deixa-me muito contente. Queria ter chegado às medalhas, não fiquei muito longe, significa que tenho que trabalhar ainda mais para da próxima vez conseguir”, referiu Marco Meneses.
O checo David Kratochvil arrecadou o ouro com o tempo de 4.26,34, o neerlandês Rogier Dorsman ficou com a prata com o tempo de 4.31,34 e o japonês Uchu Tomita com o bronze pela marca de 4.32,33.
Tomás Cordeiro foi 15º classificado nas eliminatórias dos 100 metros bruços SB9 com o tempo de 1:13.47.
No Boccia, a modalidade assegurou a passagem de quatro atletas para a fase a eliminar da competição, com Cristina Gonçalves a vencer a britânica Claire Taggart por 4-3 e assegurou a passagem aos quartos-de-final de individuais BC2 com duas vitórias em dois jogos e vai defrontar Rebeca Duarte (El Salvador) às 18h35 deste sábado, hora de Portugal.
David Araújo começou o dia com uma derrota por 4-2 em individuais BC2 com o francês Aurelien Fabre mas recuperou o ímpeto e, na sessão da tarde, bateu o argentino Luís Cristaldo por 6×2 e assegurou a passagem ao playoff.
David Araújo alinha este sábado (09h30) contra o tailandês Watcharaphon Vongsa na disputa por um lugar nos quartos-de-final.
Em individuais BC4, Carla Oliveira foi implacável com a húngara Alexandra Szabo e com um triunfo por 5-0 assegurou a passagem aos quartos-de-final, onde vai encontrar a chinesa Lin Ximei às 19h45, hora portuguesa.
André Ramos foi o quarto português a garantir o apuramento para a fase a eliminar. Mesmo sem ter jogado no dia de hoje, o português garantiu o apuramento em individuais BC1 fruto da conjugação de resultados entre os dois outros jogadores do grupo. André Ramos alinha ainda no último jogo da fase de grupos este sábado às 11h50 contra o coreano John Loung.
Ana Sofia Costa regressou ao campo em individuais BC3 e bateu a sul-africana Elanza Joordan por 4×2, mantendo-se na luta pelo acesso aos quartos-de-final. O jogo decisivo da fase de grupos vai decorrer amanhã às 13h00 contra Yuen Kei Ho, de Hong-Kong.
José Gonçalves defrontou o colombiano Jesus Romero no segundo jogo da fase de grupos de individuais BC3 e com uma vitória por 4-2 mantém-se na luta pelo acesso aos quartos-de-final. O jogo decisivo tem lugar este sábado às 17h00 contra o coreano Jeong Howon.
Ana Correia, em individuais BC2, foi derrotada pela britânica Kayleigh Haggo (6-2) e pela coreana Soyeong Jeong (4-3) e concluiu a sua participação nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Beatriz Monteiro competiu pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 na modalidade de eleição, o badminton. Depois de ter ficado isenta na primeira jornada da fase de grupos de singulares SU5, a atleta paralímpica portuguesa atuou esta sexta-feira contra a indiana Thulasimathi Murugesan e foi derrotada por 21-12, 21-8.
A atleta portuguesa vai discutir o apuramento para a fase a eliminar, na tarde deste sábado, frente à italiana Rosa de Marco.
Beatriz Monteiro teve a sua estreia paralímpica em Tóquio 2020 onde foi porta-estandarte e obteve um quinto lugar da classe.