Já é oficial, António Guterres é cidadão timorense.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, encontra-se em Timor Leste, no âmbito das comemorações dos 25 anos do referendo que levou à restauração da independência do país, o Parlamento Nacional de Timor-Leste atribuiu a nacionalidade timorense ao secretário geral da ONU.
” é com muito orgulho que recebi a nova nacionalidade”, disse o secretário-geral da ONU, agora que é português e timorense, na sua intervenção no parlamento de Timor-Leste, acrescentou e lembrou todos os seus esforços feitos à época para a causa timorense, enquanto primeiro-ministro de Portugal, junto da comunidade internacional.
Além de António Guterres, está também em Timor Leste o ex-primeiro-ministro Durão Barroso e outros ex -líderes de países da região e outros intervenientes a nível regional que de alguma forma participaram no processo há 25 anos que pôs fim à ocupação Indonésia.
O Parlamento timorense também homenageou vários jornalistas que também contribuíram com o seu trabalho para que fosse possível à 25 anos o referendo que levou à restauração da independência do país.