No ano zero (2024/2025) do novo formato competitivo na Liga dos Campeões, onde cabem 36 equipas europeias (mais quatro do que na anterior forma), Portugal apenas conseguiu meter duas formações lusas, como são os casos do Sporting e do Benfica, segundo os novos critérios que a UEFA criou.
O que até é bom para Portugal, porquanto fica no grupo das com duas equipas – o terceiro melhor coeficiente – considerando que no topo apenas cabem a Alemanha e a Itália (5), seguindo-se a Inglaterra, Espanha e França (4), não existindo país com três.
Portugal está equiparado à Áustria e à Holanda (Países Baixos), o que é muito bom, como decorre da grelha definida pela UEFA e que se apresenta:
Alemanha (5) : Bayern, Dortmund, Leipzig, Leverkusen, Stuttgart
Itália (5) : Atalanta, Bolonha, Inter, Juventus, Milão
Inglaterra (4) : Arsenal, Aston Villa, Liverpool, Man City
Espanha (4) : Atlético de Madrid, Barcelona, Girona, Real Madrid
França (4) : Brest, Lille, Mónaco, Paris Saint-Germain
Áustria (2) : Salzburgo, Sturm Graz
Holanda (2) : Feyenoord, PSV Eindhoven
Portugal (2) : Benfica, Sporting CP
Bélgica (1) : Club Brugge
Croácia (1) : GNK Dinamo
Tcheca (1) : Sparta Praha
Escócia (1) : Celtic
Sérvia (1) : Crvena Zvezda
Eslováquia (1) : Slovan Bratislava
Suíça (1) : Young Boys
Ucrânia (1 ) ) : Shakhtar Donetsk
Na orgânica, cada clube vai efetuar oito jogos, alternando um em casa e outro fora mas, desta vez, com adversários diferentes, acabando os grupos a duas voltas, o que vai aumentar o interesse e os maiores despiques, em função do resultado do sorteio realizado esta quinta-feira no Mónaco.
No sistema de apuramento, os primeiros oito classificados deste “campeonato global” ficarão automaticamente apurados para os oitavos de final, sendo que os colocados entre o 9º e o 16º lugar jogarão um play off, a duas mãos, de acesso aos “oitavos” como cabeças de série e as que fiquem entre o 17º e o 24º seguem para o play off de acesso aos “oitavos”.
As restantes equipas que se classifiquem entre o 25 e o 36º lugar serão eliminadas, considerando que não haverá descidas para a Liga Europa e Liga Conferência.
Continua a manter-se a regra de que equipas dos mesmos países não se podem defrontar nesta primeira fase da competição “global”.
Nos quatros juntos pode ver-se a trajetória das equipas portuguesas, com o Sporting a receber o Manchester City e o Benfica a defrontar o Barcelona, em jogos de “muita fervura” e que serão marcados para entre 17 e 19 de setembro próximo. A última jornada desta fase (oito jogos) está marcada para 29 de janeiro de 2025.
A final da competição está marcada para o dia 31 de maio, no Allianz Arena, em Munique (Alemanha).
A lista de clubes foi baseada no desempenho desportivo e não leva em conta quaisquer questões disciplinares ou de licenciamento em potencial. Todas as equipas russos estão suspensas da participação em competições da UEFA até novo aviso.