Sábado 23 de Novembro de 2024

Equipa nacional vai entrar em estágio para os Jogos Paralímpicos Paris’2024

CPP-JogosParal-Apresentação-24-07-2024A Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 vai estagiar na Cidade do Futebol, em Caxias (Oeiras), de 23 a 25 deste mês de agosto, antes de partir para a Cidade Luz para tentar enriquecer não só o espírito paralímpico como, também, tentar chegar às medalhas.

O encontro resulta de uma parceria entre o Comité Paralímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol e vai permitir à Missão Portuguesa estar reunida com o maior conforto e condições de treino durante o período que antecede o início dos Jogos Paralímpicos.

A Missão Portuguesa parte para Paris no dia 25 de agosto no voo TP436 com partida prevista para as 15h30 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Os Jogos Paralímpicos Paris’2024 reúnem mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo e são mais do que apenas um evento desportivo, porque oferecem uma oportunidade única para chamar a atenção do mundo para o desporto e a deficiência, inspirar indivíduos, provocar mudanças sociais e promover oportunidades profissionais e desportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência.

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 decorrem de 28 de agosto a 8 de setembro com a participação de 27 atletas portugueses de 10 modalidades.

No historial da presença portuguesa, que remonta a 1972, Portugal – que esteve em 11 Jogos Paralímpicos – conquistou 94 medalhas (25 de ouro, 30 de prata e 39 de bronze) nas competições em que estiveram presentes 312 atletas, em 15 modalidades.

Das 94 medalhas conquistadas, 54 foram no Atletismo, 26 no Boccia, 2 no Ciclismo, 1 no Futebol, 9 na Natação, 1 no Ténis de Mesa e 1 na Canoagem.

Jogos Paralímpicos Paris logoRecorde-se que, na primeira representação, em 1972, Portugal apresentou uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas, que não conseguiu chegar ao pódio, face ao poderio de outras representações.

Em Tóquio, há três anos, 33 atletas (23 homens e 10 mulheres) representaram o país em oito modalidades (Atletismo, Boccia, Ciclismo, Equestre, Judo, Natação, Badminton e Canoagem, estas duas últimas em estreia), tendo sido conquistadas duas medalhas de bronze, uma por Miguel Monteiro (lançamento do peso) e outra pelo canoísta Norberto Mourão (VL2 200m).

Em relação aos últimos Jogos (Tóquio’2020, em 2021 por causa da pandemia do covid19), Portugal vai apresentar 27, o que são menos seis, apenas em oito modalidades,

Esta situação verifica-se por existirem dificuldades em angariar mais praticantes, porquanto a questão da promoção da atividade desportiva para os cidadãos portadores de deficiência esbarra no quadro jurídico que não permite a identificação dessas mesmas pessoas.

É um assunto que tem vindo a ser abordado por variadas vezes, mas sem “luz” ao fundo do túnel.

Aguarda-se que no pós-Jogos Paris’2024 se possa abrir o caminho que se encontra barrado, que tem originado o hiato existente para criar caminhos para poder levar mais cidadãos a uma prática desportiva regular, tanto quanto possível, para renovar as representações portuguesas no quadro mundial e paralímpico.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.