Domingo 27 de Outubro de 2024

Rali Vinho da Madeira – Armindo Araújo consolida liderança

Armindo Araújo_Madeira_2024_PR17

FPAK/Zoom Motorsport

A dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho, com o Skoda Fabia RS Rally2, manteve, esta sexta-feira, a liderança na sexta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ao concluir as seis classificativas da primeira etapa do Rali Vinho da Madeira 14.8s na frente de José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2).

Com o seu grande rival e líder do CPR, Kris Meeke (Hyundai i20 N Rallye), afastado da discussão da vitória, ao acumular 11 minutos de atraso na sequência dos problemas mecânicos – princípio de incêndio – na super-especial da véspera, Araújo centrou-se em manter o primeiro lugar entre os adversários do seu campeonato.

Agora, para sair da Madeira como novo líder do CPR, tudo indica que“bastará” ao heptacampeão nacional manter o primeiro lugar nas oito classificativas (94,18km) de sábado.Enquanto lá na frente, em termos absolutos, o italiano Simone Campedelli (Skoda FabiaRS Rally2) continuava a ser o mais forte, destacando-se do espanhol Diego Ruiloba(Citroen C3 Rally2), Armindo Araújo foi consolidando a sua posição na segunda passagempelas três “especiais” face a Fontes. Este, por seu turno, nunca teve de preocupar-se com Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), já que o campeão nacional em título optou por um ritmo que não colocasse em risco um bom resultado a nível de campeonato.

O “toque” de Campedelli no final da quarta classificativa acabaria, no entanto, por ditar a sua posterior exclusão no final da jornada, já que sofreu dois furos e na ligação para o Parque de Assistência o Skoda Fabia RS Rally2 rodou sobre a jante, o que está interdito pelo regulamento. O italiano concluiu o dia com 10.7s de vantagem sobre Ruiloba, que partirá para o último dia de prova 10.7s na frente de Armindo Araújo.

Logo no início da jornada, João Barros (VW Polo GTI R5) e Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), devido a problemas mecânicos, viram-se forçados a desistir. Barros (4º do CPR) nem chegou a entrar na primeira classificativa do dia e Meireles (4º do CPR) ficava na segunda. Ricardo Filipe (Skoda Fabia R5), pela mesma razão, também abandonou, a duas classificativas do final, quando ocupava a nona posição do CPR nesta sua estreia no “Vinho da Madeira”.

Embora fortemente penalizado, Kris Meeke, o atual líder do CPR, alinhou para a primeira etapa com o objetivo de melhorar o seu conhecimento das classificativas madeirenses, mas a verdade é que logo no início da jornada esteve quase a… sair de estrada. E, ao contrário do que seria de prever, passou quase despercebido no que toca a tempos, já que nunca surgiu pelo menos no “top 5”.

Na “batalha” das 2RM (duas rodas motrizes) do CPR, Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) foi, sem sombra de dúvida, o mais forte, ao desalojar rapidamente Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4) da sua ténue liderança. O piloto de Viseu somou vitórias em todos os troços, para terminar com um pecúlio de 48.5s. Estreante na Madeira, Pedro Pereira (Peugeot 208 Rally4), o vencedor do FPAK Júnior Team de Ralis de 2023, estava a registar um desempenho notável, ao “apoderar-se” do terceiro lugar, defendendo-se primeiro de Luís Morais (Peugeot 208 Rally4), que acabou por sair de estrada e desistir, e depois do ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4). Contudo, na derradeira classificativa do dia sofreu dois furos, perdendo mais de 9 minutos, deitando por terra todo o seu esforço.

Classificação após PEC 7 (Oficiosa)

*1º, Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroen C3 Rally2), 1h00m52,3s

2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 10.7s

*3º, Alexandre Camacho/Carlos Magalhães (Toyota Yaris GR Rally2), a 15.2

*4º, Miguel Nunes/João Paulo Fernandes (Skoda Fabia Rally2 evo), a 20.1

5º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 25.5

6º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 1m03.6s

*7º, Joachim Wagemans/Thijs Ozeel (Alpine A 110), a 1.30.4

*8º, Miguel Caires/João Miguel Sousa (Skoda Fabia Rally2 evo), a 1.35.2

9º, Ernesto Cunha /Rui Raimundo (Skoda Fabia RS Rally2 evo), a 3.03.0

*10º, Rui Pinto/Marco Macedo (Skoda Fabia Rally2 evo), a 2.48.7

13º (CPR), Kris Meeke/Stuart Loudon (Hyundai i20 N Rally2), a 10.51.11

(*) – Não pontua no CPR

2RM

1º, Hugo Lopes/ValterCardoso (Peugeot 208 Rally4), 1.05.44.8

2º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Renault Clio Rally4), a 48.5s

3º, Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4),

4º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4),

5º, Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 2.16.7

PROGRAMA/HORÁRIO- SÁBADO

Partida (Largo do Município) 08h30

Entrada no Parque de Assistência (Avenida Dr. Sá Carneiro) 08h40

Saída do Parque de Assistência (Avenida Dr. Sá Carneiro) 08h55

PEC 8 – Câmara de Lobos 1 (10,32 km) 09h28

PEC 9 – Ponta do Sol 1 (10,95 km) 10h19

PEC 10 – Calheta 1 (14,45 km) 11h03

PEC 11 – Rosário 1 (11,37 km) 12h27

Entrada no Parque de Assistência (Avenida Dr. Sá Carneiro) 13h26

Saída do Parque de Assistência (Avenida Dr. Sá Carneiro) 13h56

PEC 12 – Câmara de Lobos 2 14h29

PEC 13 – Ponta do Sol 2 15h20

PEC 14 – Calheta 2 16h04

PEC 15 – Rosário2 – Power Stage 17h28

Entrada no Parque de Assistência (Avenida Dr. Sá Carneiro) 18h17

Saída do Parque de Assistência (Avenida Dr. Sá Carneiro) 18h27

Pódio (Avenida do Mar) 18h30

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.