Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Tudo preparado para que esta sexta-feira brilhe ainda mais no céu azul e branco avermelhado de Paris’2024

JOParis-CartazAbertura-24-07-2024

JO2024

A sempre conhecida pela Cidade da Luz, que os boémios e gente das artes foram desenhando, desde sempre, num país a quem foi dado o nome de França, no centro da Europa e que serve como farol para um mundo democrático, ante os “mangas de alpaca” que continuam a querer impor climas menos propícios ao desenvolvimento humano assente em pilares de ética, transparência e integridade.

Ambiciosa, histórica, espetacular – estas são algumas das palavras usadas para descrever a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024 desde que os primeiros planos foram revelados, há três anos.

Prevista para ser a primeira cerimónia realizada fora de um estádio, a celebração de 26 de julho transformará a capital francesa num teatro, enquanto o tradicional desfile de atletas acontece em barcos ao longo do rio Sena, passando pelos marcos mais emblemáticos de Paris.

A cerimónia acontecerá na sexta-feira, 26 de julho, pelas 19 horas locais e deverá durar mais de três horas.

Em vez de imagens familiares de atletas marchando ao longo de uma pista de atletismo, os convidados e espectadores serão presenteados com um colorido desfile fluvial no coração da capital francesa.

O Sena, principal via aquática da cidade, substituirá a pista tradicional. Os cais se tornarão arquibancadas para espectadores, enquanto o sol poente refletido nos famosos marcos parisienses servirá de cenário para o evento.

Este conceito outdoor também faz de Paris 2024 o evento com a maior cerimónia de abertura em termos de público e cobertura geográfica.

O percurso do desfile ao longo do Sena é uma viagem visual pela história e arquitetura parisiense.

A ponte Austerlitz, junto ao Jardin des Plantes, é o ponto de partida, que continuará seguindo a oeste durante seis quilómetros ao longo do Sena, passando por pontes históricas e por marcos emblemáticos, como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, bem como como alguns locais dos Jogos, incluindo a Esplanade des Invalides e o Grand Palais.

Agrupados nos barcos com as suas seleções nacionais, os atletas chegarão em frente ao Trocadero – a esplanada localizada em frente à Torre Eiffel – onde serão realizados os protocolos oficiais, onde a pira olímpica será acesa, e os Jogos Paris 2024 oficialmente declarados abertos.

Quase 100 barcos transportando cerca de 10.500 atletas flutuarão ao longo do Sena durante o desfile. O maior dos 206 Comités Olímpicos Nacionais representados no desfile terá barcos próprios, enquanto os menores compartilharão embarcações.

Câmeras instaladas no convés de cada uma dessas embarcações permitirão que os espectadores vejam os atletas de perto e testemunhem suas emoções.

Thomas Jolly, diretor de teatro e ator francês, é o supervisionando das cerimónias Olímpicas e Paraolímpicas de Paris 2024 como diretor artístico.

Embora a maioria dos shows de entretenimento permaneça em segredo, com base nas dicas recebidas até o momento, pode-se esperar um show em grande escala com uma mistura eclética entre o tradicional e o moderno.

jo2024 cantores

JO2024

A coreógrafa de cerimónias Maud Le Pladec prometeu que todas as pontes ao longo do percurso do desfile terão dançarinos. Ela vai liderar 400 dançarinos, entre um total de 3.000 artistas, que participarão das cerimónias de abertura e encerramento de Paris 2024, todos vestidos com trajes únicos criados por Daphne Burki, apresentador de televisão francês que atua como diretor de figurino do espetáculo.

Os artistas não serão os únicos a mostrar o seu estilo na Cerimônia de Abertura. Com uma linha de marcas de luxo desenhando os uniformes, a expectativa é de que os atletas olímpicos também brilhem.

Ralph Lauren retorna como designer de longa data da equipe dos EUA, misturando jaquetas formais com jeans para um visual descolado e totalmente americano, enquanto o ícone da moda Giorgio Armani veste os atletas italianos com conjuntos casuais em azul escuro. A anfitriã França trabalhou com a marca de luxo Berluti para criar coletes e jaquetas que combinassem com o visual geral de Paris 2024.

Outras seleções, como Canadá, Grã-Bretanha e Suécia, optaram por um visual mais atlético, todas evocando as paletas de cores de suas bandeiras nacionais.

Algumas nações foram ainda mais longe com os detalhes patrióticos. Feitos por Michel&Amazonka, os trajes mongóis já criaram burburinho nas redes sociais pelos seus bordados intrincados e silhuetas tradicionais.

Os trajes do Brasil e da Guatemala certamente também chamarão a atenção. As jaquetas jeans brasileiras da Riachuelo apresentam animais nativos do país, enquanto Jaspe Maya Moderno vestiu os atletas guatemaltecos com chapéus e bolsas folclóricas para fazer uma declaração colorida no Sena.

Quase 600 mil pessoas poderão assistir, presencialmente, à cerimônia de abertura. Fiel ao seu slogan, “Games Wide Open”, Paris 2024 tentou tornar o evento acessível ao maior número de pessoas possível, realizando-o fora do cenário tradicional do estádio.

Foram disponibilizados 222 mil ingressos gratuitos para assistir ao desfile nas margens superiores do Sena, além de 104 mil ingressos pagos no cais inferior. Isto marca a primeira cerimónia de Abertura em que a maioria dos espectadores não pagará pela entrada – outro marco histórico de Paris 2024.

Espera-se que mais 1,5 bilhões de pessoas de todo o mundo sintonizem as transmissões televisivas pelo universo.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.