Nuno Borges averbou, este domingo, o primeiro título de singulares no ATP Tour, após vencer o espanhol Rafael Nadal, na final do torneio sueco de Bastad, de categoria 250.
O número um nacional na atualidade necessitou de uma hora e 27 minutos, para superiorizar-se a Rafael Nadal, por 6-3 e 6-2.
Com este resultado, Borges inscreveu o seu nome como o segundo português a vencer um ATP 250, depois do campeão dos campeões lusos, João Sousa, o ter conseguido (por quatro vezes), um dos quais o Estoril Open (2018).
Mais um resultado histórico para este jovem (27 anos) da Maia, desta vez ante o consagrado Rafael Nadal (38 anos), arredado do top 200 na presente época, mas vencedor de 22 títulos do Grand Slam e o maior campeão de todos os tempos em terra batida.
Mais um orgulho para Portugal.
Com este triunfo, Nuno Borges (51º neste domingo, com 936 pontos) poderá subir um ou dois lugares no ranking mundial.
Portugal vice-campeão e na fase final do Jean Borotra Cup
O selecionado masculino nacional de sub-16, terminou como vice-campeão a Zona B de qualificação da Jean Borotra Cup, na localidade alemã de Hamburgo.
Com a qualificação para a fase final assegurada, Portugal confrontou a Alemanha, na final da Zona B, sem que tenha conseguido evitar 3-0 a favor da seleção alemã.
Salvador Monteiro jogou o primeiro encontro de singulares, cedendo 6-0 e 6-1 a Niels McDonald, enquanto, no segundo embate, Gonçalo da Rosa Castro consentiu duplo 6-3 a Diego Dedura-Palomero.
No encontro de pares, Rodrigo Leal e Gonçalo da Rosa Castro não foram além de duplo 6-3 favorável a Oliver Majdandzic e Niels McDonald.
Portugal, capitaneado por Vítor Ferreira, vai disputar a fase final da Jean Borotra Cup, em Le Touquet (França), de 5 a 7 de agosto.