Quem o disse, foi o Mnistro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na Costa da Caparica a quando da assinatura do contrato programa.
Foi esta segunda-feira, que o Ministro Miguel Pinto Luz que esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo que marca a elaboração do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Trafaria e Costa da Caparica entre Câmara Municipal de Almada e Metropolitano de Lisboa afirmou “dentro de cinco, seis, sete anos podemos estar a pensar em obras no terreno”.
O Metro do Sul do Tejo, conta hoje, com a oferta de três linhas, que fazem ligação de Cacilhas à Faculdade no Monte da Caparica (Campus /FCT), do Pragal a Corroios e de Cacilhas a Corroios (Seixal).
Com esta ligação à Costa de Caparica, vai oferecer mais de 6 km (6.6 km mais precisamente), fazendo a ligação da rede de transporte fluvial até à Costa da caparica e assim corresponder às necessidades de redução do uso de tansporte individual e capacitar Portugal no intuito de conseguir neutralidade carbónica em 2050.
Nos detalhes do +protocolo agora assinado a CM Alamada terá a responsabilidade de estabelecer as condições de inserção urbana do novo traçado, garantindo a harmonização com as áreas urbanas abrangidas, por seu lado a TMLisboa , fica com o encargo de assegurar a articulação e gestão do projeto de expansão, incluindo estudos sobre tráfego e procura, bem como a harmonização das opções de transporte público com os demais modos de transporte e tarifário no contexto da área metropolitana de Lisboa. Esta iniciativa visa garantir infraestruturas de conectividade regional, promovendo a máxima eficiência e eficácia do serviço público de transporte de passageiros.