Os últimos minutos do encontro desta quarta-feira, entre os Países Baixos e a Inglaterra, na segunda meia-final do Europeu de Futebol na Alemanha, foram impróprios para cardíacos, porquanto os britânicos fizeram o 2-1 aos 90+1’.
Dominando em toda a linha, com 9-7 em remates, dos quais 4-3 para a baliza, numa posse de bola de 60-40%, os ingleses acabaram por merecer o triunfo e a chegada à final do Euro’2024 de futebol, competição que se concluirá no próximo domingo (20 h, na RTP), com a final das finais!
Desde cedo que os homens provindos dos Países Baixos tomaram a iniciativa, chegando ao golo aos 7’ (Simons), fazendo levantar os adeptos na bancada.
Numa disputa que foi sendo ampliada pela formação britânica (589-413 passes, com 92/89% de precisão), os representantes de Sua Majestade Carlos III mantiveram o fair play suficiente para recuperarem a liderança, o que começou aos 18’, com Kane a chegar ao empate na transformação de uma grande penalidade, resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo, com a comoção a elevar-se de ambos os lados face a algumas oportunidades de golo que surgiram, ainda que a bola não tivesse entrado na baliza, apesar do esforço realizado pelas duas formações, com o tempo a passar e com uma previsão de prolongamento no horizonte.
Mas numa jogada bem gizada pela direita, Watkins fugiu ao defesa neerlandês, avançou um passo pela direita e rematou enviesado para o segundo poste, com o guardião a não conseguir desviar a bola e a marcar o segundo golo para a Inglaterra em tempo de compensação (90+1’).
Estava “achado” o segundo finalista deste Europeu de Futebol’2024, na Alemanha, que repete o êxito alcançado há quatro anos.
Uma disputa que vai ter lugar no próximo domingo (20 horas) e para onde convergirão milhões de espetadores de todo o universo, com o Estádio Olímpico de Berlim a ser o palco da grande final.