Com a Itália a ter mais dificuldades a se impor à Albânia, a Espanha e a Suíça venceram por margem folgada os jogos realizados este sábado, fechando os grupos A e B do Europeu de Futebol, que decorre na Alemanha.
Os suíços abriram a ronda deste sábado e, passo a passo, depressa se instalaram no campo do adversário, tendo Duah (12’) aberto o ativo para a formação helvética, que aumentou (45’) para 2-0 por Aebischer, resultado intervalo.
No segundo tempo, os húngaros reduziram (66’) por intermédio de Barnabás, tendo Embolo fixado o 3-1 para a Suíça aos 90+3’, confirmando a vantagem do primeiro tempo, numa partida em que os “visitantes” foram sempre superiores.
A Suíça rematou mais (15-6, dos quais 7-2 para a baliza), somando 51/49% na posse de bola que acabou por não interferir no resultado.
Neste grupo A, Alemanha e Suíça deram o primeiro passo para a liderança, somando os 3 pontos por cada uma das vitórias.
No B, a Espanha derrotou (3-0) a Croácia, numa partida relativamente equilibrada, se bem que os espanhóis souberam pressionar e marcar no tempo próprio.
Morata (29’) abriu o caminho para o triunfo, seguindo-se (32’) o 2-0 feito por Ruiz, com Carvajal a fechar a conta (3-0) aos 45+2’.
No segundo tempo, as duas formações mantiveram-se na linha do golo que, na realidade, não foi ultrapassada, porquanto se registou um nulo.
No outro encontro deste grupo B, a Itália começou por sofrer um “susto” ao ver os albaneses abrirem o marcador no primeiro minuto, por Bajrami, recuperando pouco depois com um golo (11’) de Bastoni para chegar ao empate. O 2-1 chegou pouco depois (16’) para Barella adiantar os italianos, num resultado que não foi modificado até final.
A Itália foi mais produtiva (17-8 em remates, dos quais 5-1 para a baliza), enquanto a posse de bola foi de 69/31%, o que deixou os italianos à vontade.
Neste domingo – e quanto ao quadro definido – lugar aos jogos Polónia-Países Baixos (14h) no grupo D, com Eslovénia-Dinamarca e Sérvia- Inglaterra na abertura do grupo C, respetivamente pelas 17 e 20 horas.