Este 2º dia fica marcado pela nova imagem de Bento XVI aos olhos dos católicos portugueses.
Logo pela manhã, Bento XVI aquando da saída para o encontro com os Homens e Mulheres da cultura Portuguesa, saiu pela porta da frente, em vez do que estava no protocolo. Deste modo pode a agradecer aos muitos que ali estavam para o saudar, não passou despercebido também o especial cumprimento a Manuel de Oliveira após o discurso do cineasta no CBB.
Após partida de Lisboa o Papa Bento XVI , fez uma viagem de helicóptero até à margem sul ao Santuário do Cristo Rei onde milhares acenaram ao Santo Padre, e o mesmo repetiu-se aquando da chegada a Fátima, com o helicóptero que transportava o Papa fez um voo sobre o Santuário para o agrado e manifestado agradecimento dos largos milhares de fieis já presentes no Santuário.
O mais surpreendente estava guardado para Fátima, já na capelinha das aparições, o contacto directo com os fieis, abençoando e cumprimentando fieis, enfim tivemos hoje em Fátima um “novo” Bento XVI, mais “leve”, mais terreno.
Este também é o dia chave na visita a Portugal, já que Bento XVI está em Fátima como peregrino.
O Santuário emite esta noite um luz junto de Bento XVI (muito cansado), que é um sinal claro que as suas palavras de ontem no Terreiro do Paço tem eco junto dos católicos portugueses.