O primeiro dia do Papa Bento XVI em Portugal fica marcado pela diferença de acolhimento, manhã fria em Belém e um calor Humano na parte da tarde culminado com um Mar de Gente junto ao Rio Tejo para celebrar a missa.
Das palavras aos católicos, Bento XVI fez um forte apelo à matriz cristã dos portugueses relembrando ainda como em tempos passados Portugal ajudou “ à dilatação da Fé: nas cinco partes do mundo…” e “hoje, participando na edificação da Comunidade Europeia, levai o contributo da vossa identidade cultural e religiosa…”.
Já na sua passagem pela manhã no Palácio de Belém aquando da visita ao Presidente da Republica Cavaco Silva , o Papa deixou no Livro de Honra a seguinte mensagem “No Centenário da República, as minhas felicitações e a minha bênção a Portugal inteiro, país rico de Humanidade e de Cristianismo”.
Bento XVI despediu-se dos milhares que assistiram à missa no Terreiro do Paço, regressando à Nunciatura Apostólica, onde milhares de jovens entoando vários cânticos, fizeram uma serenada em honra de Bento XVI, o Papa agradeceu deixando os presente rindo-se “ Agradeço mas agora têm de me deixar dormir”.
Dia 12, quarta feira, Bento XVI começa com uma celebração religiosa em privado às 07:30 na Nunciatura, depois segue para o CCB em Belém onde se encontra com o mundo da cultura.