Dois jogos marcam, sobremaneira, esta 31ª jornada da Liga Betclic, que esta sexta-feira se iniciou com o Gil Vicente, 2-Arouca, 2, deixando para este sábado o Benfica-Sporting de Braga, com “ligações” a outros polos, em especial ao título de campeão nacional.
Com quatro jogos para completar a competição máxima do futebol português, as dúvidas continuam a existir quer para os dois primeiros lugares, quer para os lugares finais.
Com o Sporting e FC Porto na expetativa (jogam no domingo) enquanto se desenrolará o
Benfica-Sporting de Braga, todos os olhos e ouvidos vão estar em sintonia a partir das 18h00, pela simples razão de que o Benfica terá de vencer para continuar a ter aspirações de ir mais além.
O “stress”, no entanto, chega também aos leões e aos portistas, por motivos diferentes. O FC Porto não conta para o título, mas o segundo lugar é uma miragem, com visão algo “turva”, mas matematicamente possível. Quiçá, algo que nem os mais “ferrenhos” acreditam, pese embora a derrota (ou mesmo empate) do Braga na Luz possa manter os bracarenses na luta pelo terceiro lugar.
Com a velocidade de cruzeiro com que flutua nas ondas marítimas, o leão mantém uma “fome” de créditos – que tem enchido a equipa de pontos (fortes) para ser campeão.
Num “tudo por tudo”, ainda existe lenha na fogueira para “aquecer” vários corações.
No jogo de abertura desta ronda, jogado esta sexta-feira, o Gil Vicente tinha previsto poder vencer para ficar mais longe dos perigos que ainda envolvem estar na posição em que se manteve com o empate registado, se bem que o Arouca tivesse comandado todas as operações no encontro.
Cristo Gonzalez como que começou a “crucificar” os homens de Barcelos, ao colocar o Arouca a vencer por 2-0 (golos marcados aos 47’ e aos 82’), tendo os gilistas conseguido recuperar até ao empate, com golos de Touré (90+4’) e Buatu (90+5’), mas podendo ficar mais perto de baixar alguns furos, pese embora o Arouca tenha dominado por completo: 15-10 em remates, dos quais 7-3 para a baliza, numa posse de bola de 67/33%.
Para este sábado, a ronda reinicia-se pelas 15h30, com os jogos Casa Pia-Chaves e Vizela-Rio Ave, com o Benfica-Braga a chegar pelas 18 horas e a terminar mais este período com o Guimarães-Boavista (20h30).