Entrando na contagem decrescente para o início da nona edição do Millennium Estoril Open, a organização divulgou o destinatário do segundo wild card para o quadro principal de singulares do maior evento tenístico nacional – que irá decorrer entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.
“Quero agradecer este wild-card especial para o maior evento de Portugal. Estou muito feliz por disputar um dos melhores torneios ATP 250 do mundo e pela oportunidade de competir no meu primeiro torneio do ATP Tour na Europa”, referiu o atual campeão mundial de juniores, o brasileiro João Fonseca, que acrescentou “sei do peso da comunidade brasileira em Portugal e estou ansioso por conhecer a “Terra do Espetáculo” na primeira semana de abril. Conto com a torcida de todos”.
O jovem brasileiro terminou a época transata na liderança do ranking mundial de sub-18 ao vencer o US Open na respetiva categoria, após ser vice-campeão de pares juniores no Open da Austrália; também liderou a seleção brasileira à conquista da Junior Davis Cup.
Este ano, já está a conseguir excelentes resultados no circuito profissional e a corresponder às expectativas daqueles que o consideram um digno herdeiro de Gustavo ‘Guga’ Kuerten – tricampeão de Roland Garros e número um mundial de 2000 ao vencer a Masters Cup (ATP Tour Finals) jogada em Lisboa.
“Uma das tradições do Millennium Estoril Open é a aposta em jovens talentos e campeões do futuro. Pelo Clube de Ténis do Estoril já passaram Nick Kyrgios, Andrey Rublev, Ben Shelton, Taylor Fritz, Borna Coric, Stefanos Tsitsipas, Felix Auger-Aliassime ou Carlos Alcaraz numa fase precoce das respetivas carreiras. Temos acompanhado o João Fonseca desde o ano passado e, após uma notável época nos torneios júnior do Grand Slam que fez dele campeão mundial de sub-18, começou o presente ano com meias-finais no forte Challenger de Buenos Aires e atingiu os quartos-de-final no ATP 500 do Rio de Janeiro”, assinalou o diretor do Millennium Estoril Open, João Zilhão.
Salientou também que “tem uma pancada de direita demolidora e nos bastidores já há muita gente a garantir, desde analistas a treinadores, que ele tem tudo para ser o novo Gustavo Kuerten”.
Com 17 anos e 1,85 de altura, o jovem carioca é 342º no ranking mundial e o primeiro tenista nascido em 2006 a atingir a antepenúltima fase de um evento do ATP Tour – ao bater o top 40 Arthur Fils e o ex-top 10 Cristian Garin a caminho dos quartos-de-final do Rio de Janeiro. É o segundo mais jovem na história dos torneios ATP 500 a fazê-lo e o primeiro desde que Alexander Zverev atingiu igual fase da competição em Hamburgo (2014). O seu primeiro brilharete no circuito profissional surgiu muito cedo, em 2022, ao atingir os quartos-de-final do Challenger de São Leopoldo; não foi por acaso que a On, a empresa de equipamento desportivo parcialmente detida por Roger Federer, escolheu o jovem brasileiro para se juntar aos consagrados Iga Swiatek e a Ben Shelton como embaixador da marca.
Os ingressos para o fim-de-semana das meias-finais e final — sábado e domingo (6 e 7 de abril) – esgotaram com grande antecedência, assim como para o dia 2 Abril, a sessão noturna do dia 5 de abril e para o primeiro sábado do fim-de-semana do qualifying (30 março). Os ingressos para os restantes dias também estão praticamente a esgotar e podem ser adquiridos nos locais habituais.
No que diz respeito aos competidores, destaca-se a presença de dois tenistas do top 10 mundial pelo segundo ano consecutivo: o polaco Hubert Hurkacz, líder das estatísticas do ATP Tour no capítulo do serviço e campeão de dois troféus Masters 1000; e o norueguês Casper Ruud, que regressa para defender o título com três presenças em finais de torneios do Grand Slam no currículo e em grande forma atual (foi vice-campeão nas duas últimas semanas).
Do elenco de protagonistas com entrada direta fazem igualmente parte consagrados veteranos como Dominic Thiem, campeão do US Open de 2020 e com mais três finais do Grand Slam jogadas (em Roland Garros e Open da Austrália), e Gael Monfils, um dos mais espetaculares tenistas de sempre.
Entre 13 nacionalidades representadas, Portugal tem a presença assegurada de dois elementos — Nuno Borges entra diretamente e terá a companhia de João Sousa; o melhor tenista luso de todos os tempos recebeu um wild card da organização e despede-se da sua carreira profissional no palco da sua maior proeza: a vitória ‘em casa’ na edição de 2018.
Até esta segunda-feira, a lista dos inscritos (entrada direta) está ordenada do seguinte modo:
- Hubert Hurkacz (Polónia, 27 anos), 8º ATP
- Casper Ruud (Noruega, 25 anos), 9º
- Alejandro Davidovich Fokina (Espanha, 24 anos), 23º
- Lorenzo Musetti (Itália, 22 anos) 26º
- Arthur Fils (França, 19 anos), 43º
- Miomir Kecmanovic (Sérvia, 24 anos), 47º
- Dominik Koepfer (Alemanha, 29 anos), 49º
- Daniel Altmaier (Alemanha, 25 anos), 53º
- Gael Monfils (França, 37 anos), 54º
- Nuno Borges (Portugal, 27 anos), 60º
- Marton Fucsovics (Hungria, 32 anos), 74º
- Arthur Cazaux (França, 21 anos), 77º
- Pedro Cachin (Argentina, 28 anos), 79º
- Botic van de Zandschulp (Holanda, 28 anos), 82º
- Cristian Garin (Chile, 27 anos), 87º
- Pedro Martinez (Espanha, 26 anos), 89º
- Federico Coria (Argentina, 31 anos), 90º
- Dominic Thiem (Áustria, 30 anos), 91º
Wild Cards
- João Sousa (Portugal, 34 anos), 275º
- WC a definir
- WC a definir
Alternates
- Maximilian Marterer (Alemanha, 28 anos), 95º
- Jurij Rodionov (Áustria, 24 anos), 96º
- Roberto Bautista Agut (Espanha, 35 anos), 98º
- Constant Lestienne (França, 31 anos), 100º
- Nagal Sumit (Índia, 26 anos), 101º
- Alberto Ramos-Vinolas (Espanha, 36 anos), 102º
- Quentin Halys (França, 27 anos), 104º
- Corentin Moutet (França, 24 anos), 105º
O sorteio do quadro principal é realizado no próximo sábado, pelas 15 horas.