Em nota divulgada ao início desta madrugada, no site da Presidência da República, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, indica que indigitou Luís Montenegro como Primeiro-Ministro do XXIV Governo Constitucional.
Esta indigitação ocorreu depois de uma maratona no Centro de Congressos de Lisboa, para contagem dos votos vindos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que deram 2 deputados ao Chega , 1 ao PS e 1 à AD.
Nota que marca esta votação dos círculos da emigração, Santos Silva o antigo Presidente da Assembleia da República, não foi eleito para o parlamento.
A nota da Presidência da República na íntegra:
“Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o Secretário-Geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro, apresentando oportunamente ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional.”