Concluída a 18ª ronda da Liga Betclic, os três grandes do costume continuam a cimentar a liderança jornada a jornada e, se a moda, continuar como está, vai haver luta até final da competição, com mais quatro meses de pelejas semana a semana.
Começam-se também a formar outro tipo de grupos, sendo de realçar o que apanha as equipas ora com 16 a 19 pontos, os mais “irregulares” dentro de outra regularidade que é a da ficar ou descer de divisão. Mas ainda há muitos pontos para dividir.
Neste domingo, nos últimos três jogos da ronda, o Gil Vicente foi vencer a Portimão (2-0), com golos de Murilo (42’) e Félix Correia (81’), em partida que os forasteiros foram superiores a toda a largura (14-8 remates, dos quais 8-0 para a baliza numa posse de bola de 55/45%), pelo que nada haverá a objetar.
No Chaves-Rio Ave, apesar da larga vantagem dos flavienses (21-7 em remates, dos quais 7-1 para a baliza, numa posse bola favorável ao Rio Ave 51/49%), não se registaram golos, a essência do jogo e do desporto, pelo que houve a divisão de pontos.
Por último, no Guimarães-Estrela da Amadora os vimaranenses venceram por um expressivo 3-0, pese embora com a felicidade do jogo a virar-se para “dentro” depois do visitante Hevertton (71’) ter sido expulso.
É que, até esse fatídico minuto, o Vitória vencia apenas por 1-0 (golo de Nuno Santos, aos 14’), pelo que só contra dez jogadores é que os da casa conseguiram tomar conta do jogo, com João Silva a chegar ao 2-0 (79’) e André Silva a fechar com o 3-0 (88’).
Na estatística, ainda que tivesse rematado mais (15-6) o Vitória também rematou mais para a baliza (4-1, por força da vantagem numérica), sendo que os amadorenses tiveram mais posse de bola (51-49%).
Na classificação, o Sporting continua líder (46 pontos), seguido do Benfica (45), FC Porto (41), Sporting de Braga e Guimarães (36), Moreirense (29), Farense (24), Famalicão (22), Boavista (20), Casa Pia, Arouca e Gil Vicente (19), Estrela Amadora e Portimonense (18), Estoril (17), Rio Ave (16), Vizela (13) e Chaves (12).
Nos melhores marcadores, nada a salientar, porquanto Simon Banza (Braga) continua líder, com 14 golos, seguido de Gyokeres (Sporting), com 13 e Paulinho (Sporting), Rafa Mujica (Arouca), Héctor (Chaves) e Samuel Essende (Vizela) ocupam o terceiro lugar, todos com 9 golos.
Com a 19ª jornada a caminho, os “debates” começam no domingo, com os jogos Moreirense-Famalicão e Boavista-Portimonense (15h30), Farense-FC Porto (18h) e Arouca-Vizela (20h30), faltando acertar os horários e dias para os restantes jogos, que estão dependentes da “final four” da Taça da Liga, que tem as meias-finais marcadas para esta terça e quarta-feira.
Recorda-se, entretanto, que o Braga recebe o Chaves, o Benfica viaja até à Amadora e o Sporting joga também em casa, mas frente ao Casa Pia.