Segundo o comunicado emitido esta tarde pelo IPMA, o estado do tempo em Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano.
Temporariamente, durante os dias 9 e 10, essa massa de ar será substituída, por outra mais quente, transportada na circulação de uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica, que irá trazer uma subida de temperatura e precipitação.
Nos dias 11 e 12, a temperatura irá descer novamente, em especial a temperatura mínima, devido a uma massa de ar polar continental que irá gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente o sul.
Para o dia 11, esperam-se valores da temperatura mínima entre 1 e 6°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro e entre 6 e 10°C no litoral.
No dia 12, prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, pelo que se poderá atingir valores até -7°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em alguns locais do litoral Norte e Centro. Está ainda prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, que terá impacto mais significativo na circulação rodoviária.
Nos dias 11 e 12, a temperatura máxima deverá também ser mais baixa, em especial no dia 11, salientando-se o interior Norte e Centro onde os valores deverão variar entre 3 e 8°C, sendo inferior a 3°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nos pontos mais altos.Por este motivo, será possível a emissão de aviso de Tempo Frio nos dias 11 e 12 nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.A temperatura irá subir a partir do dia 13 e deverá manter-se, sem variações muito significativas, nos dias seguintes