Auriol Dongmo (Sporting) e Fernando Pimenta (Benfica) foram eleitos pelo CNID como os atletas portugueses do ano de 2023.
A disputa foi intensa em ambos os sexos com, respetivamente, Inês Barros e Iuri Leitão, mas a lançadora do peso do Sporting repetiu a vitória do ano passado e Fernando Pimenta faz-se coroar pela primeira vez após mais um ano de muitas vitórias.
Esta é a quarta edição destes prémios de final do ano e a eleição resulta dos votos de um júri alargado composto por jornalistas, dirigentes e personalidades influentes do desporto que o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto convida anualmente para o efeito, a partir de uma lista de cinco nomes masculinos e outros tantos femininos escolhida pela direção, em função dos resultados obtidos de janeiro a dezembro.
Auriol Dongmo melhorou o recorde português de lançamento do peso (que lhe pertencia), fixando-o em 19,92 metros em Eugene, Estados Unidos, e garantindo a medalha de bronze na final da Diamond League a 16 de setembro.
Medalha de ouro nos europeus de pista coberta e ouro nos Jogos Europeus ao Ar Livre foram outros resultados relevantes. Nasceu nos Camarões há 33 anos e só representa Portugal desde 2020.
Fernando Pimenta nasceu há 34 anos em Ponte de Lima e ganhou ouro e prata nos Mundiais de Duisburgo (K1- 1000 e K1 -1500) além de muitas outras vitórias e lugares de primeira linha.
Nos anos anteriores os vencedores foram:
2020 – Maria Martins e João Almeida (ciclistas)
2021 – Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo (atletismo)
2022 – Auriol Dongmo e Pedro Pablo Pichardo (atletismo).
Os prémios serão entregues em cerimónia a realizar oportunamente.