O antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, morreu em Paris aos 98 anos, informou a familia.
Jacques Delors, foi uma um dos mais importantes politicos na construção do projeto europeu, o “Pai do Euro”, assim era chamado, foi como presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, esteve ligado directamente à adesão de Portugal à União Europeia em 1986, no mesmo ano em que foi aprovado o Ato Único Europeu, o qual levou à criação do Mercado Único Europeu, mais tarde em 1993.
A assinatura dos acordos de Schengen, o lançamento do programa de intercâmbio de estudantes Erasmus, a reforma da Política Agrícola Comum e o lançamento da União Económica e Monetária que conduziu à criação do euro são outros dos momentos do projeto europeu que estão associados a Delors.
Era do Partido Socialista francês, desde 1974, foi eleito para o parlamento europeu em 1979 e presidiu à Comissão Económica e Monetária até maio de 1981, de pois exerceu as funções ministro da Economia e das Finanças e teve eleito presidente da Câmara de Clichy, de 1983 a 1984.
Portugal, o Governo português, vai decretar um dia de luto nacional pela morte de Jacques Delors, informou o gabinete do primeiro-ministro António Costa.
“Com a morte de Jacques Delors, a UE perde um gigante. “Nomeado Cidadão Honorário da Europa, trabalhou incansavelmente como Presidente da Comissão Europeia e como membro do Parlamento Europeu por uma Europa unida. “Gerações de europeus continuarão a beneficiar do seu legado.” afirmou a Presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola.