Sábado 23 de Novembro de 2024

Portugal perdeu com a França e fixou-se na segunda linha da Taça das Nações, no futebol feminino

FPF-LigaNações-IICategoria-05-12-2023

FPF

Portugal foi, esta terça-feira, despromovido ao segundo escalão da Liga das Nações, ao perder com a França, em Leiria, na sexta e última jornada da fase de grupos da competição.

Apesar de ter feito uma exibição razoável, a equipa das Quinas não conseguiu o triunfo que lhe permitiria continuar na elite da prova, desaproveitando assim o desaire da Noruega na Áustria (por 2-1), no outro encontro do Grupo A2.

As “Navegadoras” sabiam que teriam de vencer para sonhar com o terceiro lugar e procuraram bem cedo os golos, com um jogo rápido, organizado e cheio de personalidade. E muito critério na circulação da bola.

Durante largos minutos da primeira parte, a equipa nacional esteve por cima e criou situações para marcar – sendo a melhor de Ana Capeta, aos 16 minutos, após assistência de Telma Encarnação. A França chegou a recuar, mas sem se desequilibrar, aproximando-se também, a espaços, da baliza defendida por Patrícia Morais.

No segundo tempo, Portugal voltou a entrar com autoridade e muita crença, de tal modo que Telma Encarnação introduziu a bola na baliza francesa, embora sem contar, porque a árbitra da partida interrompeu o jogo por suposto fora de jogo.

A França respondeu com um remate ao poste e Portugal voltou a ameaçar também as redes contrárias, sem o êxito que desejava.

Depois das tentativas esbarradas no poste luso, as gaulesas chegaram ao golo da vitória, por intermédio de Grace Geyoro, aos 90′+3, assistida por Becho.

Com esta derrota, Portugal terminou a sua participação no 4º lugar (Grupo A2), com três pontos, menos dois que a seleção norueguesa, que garantiu a presença no play-off de manutenção da Liga das Nações mesmo com uma derrota na Áustria (por 2-1).

A França, primeira classificada, com seis vitórias, segue para a Final Four, enquanto as austríacas, segundas classificadas, com dez pontos, garantem a permanência na Liga A.

 

FPF-LigaNações-IICategoria--05-12-2023

FPF

Internacional Tatiana Pinto homenageada pelo 100º golo na equipa nacional

 

A internacional portuguesa Tatiana Pinto foi distinguida, no arranque do Portugal-França, por ter atingido números especiais com a principal camisola de Portugal. A centrocampista, de 29 anos, ultrapassou os 100 jogos oficiais pela Seleção Nacional A, sendo a décima jogadora mais internacional de sempre.

Tatiana Pinto recebeu uma placa e um chapéu alusivos ao feito, das mãos do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho.

A aventura de Tatiana Pinto na Equipa das Quinas começou em março de 2014, num jogo frente à Coreia, no Torneio Internacional Algarve Cup, que Portugal perdeu por 2-0.

O primeiro dos seis golos que apontou pela Seleção foi frente ao Brasil, em março de 2016, também na Algarve Cup.

Diante da França, esta terça-feira, a jogadora somou o seu 111º jogo oficial por Portugal.

Participou, em duas fases finais de Campeonatos de Europa (2017 e 2022) e uma do Campeonato do Mundo (2023), tendo disputado também a qualificação para a primeira edição da Liga das Nações feminina.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.