Com Taremi de regresso aos golos e Francisco Conceição também a marcar, o FC Porto venceu (3-0) o Famalicão pela superioridade na estatística e verificada em campo, mantendo a perseguição a Sporting e Benfica, que seguem na liderança.
A pressionar desde que o jogo se iniciou, a formação de Sérgio Conceição viu coroado o forcing de abertura e chegou ao golo (9’) depois de Evanilson atirar para a baliza e fazer o 0-1.
Ainda que mantendo a toada ofensiva, os portistas só conseguiram voltar a marcar no tempo de compensação da primeira parte (45+4’), com Taremi a regressar aos golos, colocando o FCPorto a vencer por 2-0 e a preparar-se para se encaminhar num mais volumoso resultado para a segunda parte, ante a pouca ousadia do Famalicão e, também, da ausência de remates para a baliza.
No entanto, manteve-se a situação de supremacia portista na estatística, com 61/39% na posse de bola, com 6-1 remates para a baliza, mas perdendo para os famalicenses (16-9) no caso do total de remates.
Francisco Conceição (87’) fechou a contagem – depois de (81’) Zaydou ter sido expulso – confirmando o triunfo que poderá provocar alteração no topo da classificação, o que só se confirmará na segunda-feira, depois do Sporting-Gil Vicente.
Nutro jogo deste sábado (12ª jornada), o Farense perdeu (1-2) no São Luís, frente ao Guimarães, com os visitantes a inaugurarem o marcador (3’) por intermédio de Tomás Ribeiro, tendo Bruno Silva empatado (57’, de grande penalidade), com João Silva a fixar o 1-2 (87’) para os vimaranenses.
Francisco Isidoro (Farense) foi expulso (63’), o que foi prejudicial para os algarvios, apesar de terem tido mais posse de bola (55/45%), com vantagem para o Guimarães nos remates (17-5) e remates para a baliza (5).
No Rio Ave,1-Estrela Amadora,1, os golos foram obtidos nos últimos dez minutos, primeiro com Aderlan Santos (81’) a marcar para o Rio Ave e Josué Sá (86’) a fazer um autogolo que levou ao empate.
Os avenses dominaram (12-7 em remates, dos quais 3-0 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%) ainda que sem grande predominância.
Jogando em Rio Maior, o Casa Pia conseguiu a vantagem mínima (golo de Samuel Justo aos 55’) sobre o Portimonense, num encontro em que os visitantes dominaram (13-11 em remates, dos quais 2-4 para a baliza, numa posse de bola de 61/39%), mas que viram Cassamá a ser expulso, em fase de compensação (90+5’).
Neste domingo, jogam: Braga-Estoril (15h30), Moreirense-Benfica (18h) e Boavista-Arouca (20h30).