Após o sorteio, realizado este sábado na Elbphilharmonie, em Hamburgo (Alemanha), Poetugal ficou a saber que vai ter como parceiros no grupo F as seleções da Turquia, da Chéquia e mais o vencedor do play-off C (Geórgia/Luxemburgo ou Grécia/Cazaquistão).
Portugal estrear-se-á na competição diante dos checos, em 18 de junho (Leipzig), seguindo-se o duelo com os turcos, a 22 de junho, em Dortmund. A fase de grupos fica fechada a 26 de junho, em Gelsenkirchen, diante do adversário que vencer o caminho C dos play-offs.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, Roberto Martinez, Selecionador Nacional, João Vieira Pinto, Diretor da FPF e Carlos Godinho, Team Manager de Portugal, estiveram presentes na cerimónia. Ricardo Quaresma, antigo internacional português, participou no sorteio.
Portugal, recorde-se, fez a melhor qualificação da sua história, sendo a única equipa apurada que contou por vitórias os jogos disputados.
A constituição dos grupos do Euro 2024 é a que se apresenta:
Grupo A Alemanha (anfitriã), Escócia, Hungria e Suíça
Grupo B: Espanha, Croácia, Itália e Albânia
Grupo C: Eslovénia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra
Grupo D: vencedor do Play-off A, Países Baixos, Áustria e França
Grupo E: Bélgica, Eslováquia, Roménia e vencedor do Play-off B
Grupo F: Turquia, vencedor do Play-off C, Portugal e Chéquia
O alinhamento dos play-off da Liga das Nações será feito de acordo com o esquema que se apresenta:
Meias-finais Play-off (21 março)
Caminho A: Polónia vs Estónia
Caminho A: Gales vs Finlândia
Caminho B: Israel vs Islândia
Caminho B: Bósnia e Herzegovina vs Ucrânia
Caminho C: Geórgia vs Luxemburgo
Caminho C: Grécia vs Cazaquistão
Finais Play-off (26 março)
Caminho A: Gales/Finlândia vs Polónia/Estónia
Caminho B: Bósnia e Herzegovina/Ucrânia vs Israel/Islândia
Caminho C: Geórgia/Luxemburgo vs Grécia/Cazaquistão
O Euro 2024, desenrolar-se-á entre 14 de junho e 14 de julho, nas cidades de Berlim, Colónia, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Dortmund, Leipzig, Gelsenkirchen, Estugarda e Dusseldorf.
Analisando o sorteio, Roberto Martinez, selecionador nacional referiu que “estou satisfeito. O formato do sorteio do europeu é imprevisível. Há três seleções que se apuram e depois é mais difícil saber o caminho. Para os portugueses é uma boa notícia jogar na zona centro, estamos perto de muitos adeptos portugueses, jogamos nos estádios do Dortmund, Leipzig e Schalke e o grupo F dá um período extra para o primeiro jogo e isso é importante para nós”.
Salientou ainda que “os adversários são sempre difíceis. Jogar com uma equipa que passou o play-off é sempre complicado. A Chéquia não tem treinador, é uma incógnita. Conheço bem a seleção, tem jogadores de alto nível e jogam com objetividade. A Turquia ganhou o grupo no apuramento com equipas como Croácia e País de Gales. É uma mistura muito boa de talento individual e experiência que faz uma equipa muito competitiva”.
Continuou o seu pensamento afirmando que “a nossa força está dentro do balneário. Temos o estágio de março para finalizar a lista e termos uma preparação perfeita. Os jogos são importantes para crescer. Somos uma equipa que fez um apuramento muito bom, mas não temos vantagem para o torneio. Temos de estar preparados nos três jogos. Temos de nos preparar bem e dar aos nossos adeptos uma alegria para poderem estar com muito entusiasmo para o dia 18″.
Concluiu afirmando que “são adversários diferentes. No futebol moderno precisamos de flexibilidade tática e precisamos de criar mais conceitos para estarmos preparados, mas acho que o vencedor do play-off pode ser muito diferente. Conhecemos bem o Luxemburgo, a Grécia é muito competitiva. Não é o adversário, é o que podemos fazer. Temos quatro jogos importantes de preparação”.