O espanhol Raul Fernandez (CryptoDATA RNF) desfrutou de uma sessão de treinos livres de sonho nesta sexta-feira, pois não só conquistou uma vaga no Q2, mas foi o mais rápido do grupo, com 1.52,892 que o levou a conquistar as honras por apenas 0,049s.
Outro jovem, o italiano Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing) surgiu forte desde o início e conquistou o segundo lugar à frente de Maverick Viñales (Aprilia Racing) que, apesar de ter feito a volta mais rápida da sessão, não conseguiu o primeiro lugar depois de a sua volta ter sido cancelada devido a uma bandeira amarela.
Com o Grande Prémio do Qatar da Qatar Airways a ser a penúltima ronda da temporada, o jogo começa na luta pelo campeonato, com apenas 14 pontos a separar Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Jorge Martin (Prima Pramac Racing).
No Circuito Internacional de Lusail, Bagnaia e Martin lutaram durante a maior parte da sessão, pois estavam 1,5s atrás do ritmo. As tensões aumentaram na batalha pelo título quando os 10 minutos finais chegaram e era hora de decidir.
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) conquistou o 4º lugar. O sul-africano levou a melhor sobre Aleix Espargaró (Aprilia Racing) que completou os cinco primeiros.
O português Miguel Oliveira (CryptoDATA), terminou este primeiro treino livre na 19ª posição, com 1.54,005.
A competição prossegue na manhã deste sábado, com a realização das provas de qualificação para a Corrida Sprint (na parte da tarde).