Sexta-feira 24 de Novembro de 0681

Áustria venceu Portugal que “faz mossa” nas contas para a Liga das Nações

FPF-LigaNaçoes-Feminino-31-10-2023

Hernâni Pereira/FPF

Sendo derrotado, pela segunda vez consecutiva, no jogo da quarta ronda da fase de grupos de apuramento para acesso a fase final, Portugal não conseguiu “desarmar” a formação portuguesa, que podia ter ganho.

No Estádio do Varzim SC, e debaixo de chuva intensa, as comandadas de Francisco Neto voltaram a colocar a fasquia exibicional alta na primeira parte. Entraram fortes, tiveram mais jogo e criaram mais oportunidades que as austríacas e ameaçaram a baliza após uma jogada de Kika Nazareth e Ana Borges, que levou Jéssica Silva a rematar ao lado.

A Áustria voltou a não se esconder e ensaiou uma saída muito perigosa na primeira etapa do jogo, que terminou num remate à trave de Zadrazil.

Após o intervalo, o jogo manteve-se vivo, com Portugal a pressionar muito e a toda a largura, e a Áustria a procurar responder em transições rápidas. Na melhor fase da formação lusa, Diana Silva testou os reflexos da guarda-redes austríaca, após assistência de Kika Nazareth. contra a corrente do jogo que chegou o golo austríaco (72’), apontado por Pinther na zona central.

Pouco depois (75’), a recém-entrada Ana Capeta restabeleceu o empate: isolada por Kika, fugiu à guarda-redes e, perante a baliza deserta, não vacilou. A esperança lusa reacendeu-se, mas muito pouco, porque a Áustria voltou a marcar (76’) por Eileen Campbell, tendo o resultado sido decidido em quatro minutos.

O resultado não mais se voltaria a alterar e Portugal termina a quarta jornada da Liga das Nações na 3ª posição, com três pontos. Na próxima jornada, Portugal desloca-se à Noruega.

Recorde-se que a formação lusa dominou em toda a linha (14-5 em remates, dos quais 6-4 para a baliza, numa posse de bola de 67/33%), tendo sido presente ao longo do desafio que as forças anímicas e psicológicas estiveram em nível médio, quando se pretendia algo maior, atendendo a que os três golos nasceram de jogadas bem urdidas em forma de contra-ataque, com velocidade, em que as avançadas se superiorizaram às defesas.

Registe-se que Portugal sofreu a terceira derrota, estando no terceiro lugar no grupo A2 (3 pontos), que é comandado pela França (10 pontos), sendo último a Noruega (2).

Para Francisco Neto, selecionador nacional, “tivemos lacunas em alguns momentos, mas criámos suficientes oportunidades para vencer o jogo. Fomos mais consistentes, durante os 90 minutos, em comparação com o jogo anterior. Na segunda parte, dominámos, mostrámos competência, mas não fomos felizes na finalização e é isso que temos de melhorar. A Áustria em duas aproximações fez dois golos. Ainda assim, mostrámos ser uma equipa com identidade, que quer sempre mais, mas saímos frustrados porque merecíamos mais do que sair sem pontos desta dupla jornada”, tendo acrescentado ainda que “esta é uma competição de alta exigência, traçámos objetivos ambiciosos e mostrámos que em nada somos inferiores. Todos os jogos têm sido pela diferença mínima, e é assim que temos de continuar a crescer, sabendo que derrotas, como esta, custam muito”

Noutra ordem de grandeza, a internacional portuguesa Andreia Norton foi distinguida, esta terça-feira, por ter somado 75 internacionalizações ao serviço da principal Seleção Nacional feminina.

FPF-LigaNaçoes-Feminino--31-10-2023

Hernâni Pereira/FPF

A homenagem aconteceu antes do pontapé de saída no Portugal-Áustria, no Estádio do Varzim, com a centrocampista a receber uma placa alusiva ao feito das mãos de Mónica Jorge, diretora da FPF.

A estreia de Andreia Norton na Seleção A aconteceu em 25 de outubro de 2016, em Cluj, na Roménia, com a jogadora a conduzir Portugal à sua primeira fase final feminina sénior, com um golo no prolongamento (1-1). Diante da Áustria, nesta terça-feira, a atleta do Benfica somou a 84ª internacionalização.

Na Allianz Cup, o Benfica foi vencer, esta terça-feira, o Arouca (2-0) com golos marcados por Di Maria (26’) e Arthur Cabral (74’), somando os primeiros três pontos no grupo B, estando o AVS SAD no último lugar (0).

Esta quinta-feira, o Braga recebe o Casa Pia (grupo A), o Sporting também joga em casa mas frente ao Farense (grupo C), estando os estantes jogos marcados para dezembro.

© 0682 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.