Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Carlos Lopes, o olímpico inesquecível, de novo no palco pela iniciativa da Fundação do Desporto

FundaçãoDesporto-Carlos_Lopes-26-10-2023

Fundação Desporto

O campeão olímpico Carlos Lopes voltou a “renascer”, nesta quinta-feira, ao ser galardoado com o Prémio Especial “Fundação do Desporto” por ter sido considerado pela Fundação do Desporto como uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial e do desporto português.

Em 1976 começou o ano a sagrar-se, pela primeira vez, campeão mundial de corta-mato e. no verão, conquistou a medalha de prata nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Montreal, a primeira da história do Atletismo português. Em 1984, com 37 anos, regressou aos Jogos Olímpicos (Los Angeles) para correr a maratona, apesar de até aí ter apenas participado em três maratonas e completado somente uma. Conquistou a primeira medalha de ouro de Portugal e estabeleceu um novo recorde olímpico (2h09m21s). No ano seguinte, foi o primeiro corredor a completar a maratona em 2.07.12.

Lopes foi ainda campeão mundial de corta-mato e vice-campeão por duas vezes, tendo ajudado o Sporting a vencer sete Taças dos Campeões Europeus, competição que ganhou individualmente 3 vezes. Foi recordista europeu dos 10.000 metros, com o tempo de 27h04m39s.

O prémio foi entregue no decorrer da IV Gala dos Prémios Empresariais Desportivos da Fundação do Desporto e da Patrocina un Deportista, que se realizou esta quinta-feira no Teatro Thalia em Lisboa, galardoando os atletas, equipas, clubes, entidades e empresas, que mais se destacaram em 2022 e 2023 no âmbito do Alto Rendimento e do desporto para pessoas com deficiência.

O evento juntou centenas de convidados no magnifico teatro, nomeadamente políticos, empresários, dirigentes, treinadores, atletas e outras personalidades.

A grande homenagem da noite, com direito a ovação de pé de todos os presentes na Gala, foi para o campeão olímpico Carlos Lopes, que emocionou toda a plateia com um discurso ao nível da carreira que teve enquanto atleta.

FundaçãoDesporto-Premiados-26-10-2023

Fundação Desporto

Os premiados desde ano – e as justificações apresentadas pela organização – foram os seguintes:

- Prémio Jovem Praticante Desportivo

Diogo Ribeiro (Natação): Diogo Ribeiro apresenta, aos 18 anos, os melhores resultados de sempre da história da natação portuguesa. É tri-campeão mundial júnior, recordista mundial júnior e conquistou medalhas no Mundial, Europeu e Jogos Europeus de seniores.

Maria Martins (Ciclismo): Em 2023, Maria Martins tornou-se na primeira portuguesa a correr no pelotão World Tour feminino, aos 23 anos de idade. A ciclista soma duas medalhas de bronze em Mundiais de elite, dois terceiros lugares em Europeus e um título europeu sub-23, entre numerosos pódios nos escalões jovens.

- Prémio Fomento da Atividade Física através da Promoção do Talento da Equipa Humana “Matrix”

SC Fitness (Grupo SONAE): A SC Fitness é uma empresa do grupo Sonae Capital que desenvolve a sua atividade no segmento do fitness e cujo portefólio é constituído pelas marcas Element (Low Cost) e Solinca (Mainstream).

A missão da empresa é estimular e inspirar hábitos de vida saudáveis, através da prática regular de exercício físico, contribuindo para uma vida mais equilibrada e feliz, tendo sido comtemplada com o referido prémio.

- Prémio Desporto para Pessoas Com Deficiência “Jogos Santa Casa”

Carolina Duarte sagrou-se vice-campeã do mundo de 400 metros (T13, deficiência visual), ao concluir a distância com o recorde pessoal de 55,68 segundos, nos Mundiais de atletismo paralímpico, que decorreram em Paris.

- Prémio Apoio ao Desporto

GRUPO RTP, SA: O Grupo RTP integra um universo de marcas de televisão, rádio e online, sendo uma referência para todos os portugueses, pelo serviço público de promoção do Desporto. Na sua missão de serviço público promove a diversidade de cobertura do universo desportivo, englobando um conjunto muito abrangente de modalidades, tanto na rádio como na televisão. A RTP é o único canal televisivo que faz regularmente transmissões de diferentes modalidades, tanto no sector masculino como feminino, e que acompanha com equipas de jornalistas no local as participações dos atletas portugueses em competições internacionais.

- REXONA: A REXONA (Grupo Unilever) tem como objetivo inspirar as pessoas a mexerem-se mais, porque acredita que o movimento tem o poder de transformar vidas.

A campanha “Mais para dar” procura inspirar os portugueses com histórias de superação de desportistas que conseguiram ultrapassar momentos difíceis. Os quatro anúncios que a integram são protagonizados pela lançadora Irina Rodrigues, pelo andebolista Rui Silva, pela ginasta Filipa Martins e pelo antigo campeão nacional de boxe e atleta paralímpico Jorge Pina, desportistas que pretendem incentivar os portugueses a praticar mais desporto.

- Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”

LIPOR: A LIPOR transformou o antigo Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte, com cerca de 19 hectares, no Parque Aventura, um espaço de promoção da atividade física, da alimentação saudável, do respeito pelo ambiente e de socialização. O projeto envolve ações em prol do conhecimento e da preservação da biodiversidade, num espaço de recreio e lazer, ao ar livre, desenvolvido para promover a exploração do espaço exterior associado à atividade física.

A LIPOR criou também a Central de Valorização Energética, na Maia, onde o lixo que não pode ser aproveitado por processos de compostagem e reciclagem, é sujeito a um processo de queima controlada para produzir vapor de água que vai gerar eletricidade numa turbina. Ao transformar o lixo em energia conseguem, diariamente, abastecer uma cidade.

A LIPOR está muito comprometida com a Sociedade, em especial com a participação desportiva, quer para benefício da saúde, quer para a sustentabilidade das competições desportivas e está a apoiar a carreira desportiva do jovem piloto português Rodrigo Seabra.

- Prémio Inclusão no e pelo Desporto:

Projeto BIRD: O projeto BIRD – Base Integrada de Recursos para o Desporto, é desenvolvido pela APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal junto dos alunos dos ensinos pré-escolar, básico e secundário com e/ou sem deficiência, a população com deficiência e sénior. Em 2022, o projeto abrangeu cerca de 1300 alunos, 675 familiares/ /voluntários, 100 seniores e cerca de 350 pessoas com deficiência.

O Projeto BIRD é um extraordinário exemplo de inovação social para a integração e inclusão no e pelo Desporto.

- Prémio Equipa Seleção de Andebol em Cadeira de Rodas: A seleção nacional de andebol em cadeira de rodas revalidou em 2023 o título de campeã europeia, ao derrotar na final a Espanha, por 21-20, na cidade francesa de Lyon. Portugal somou quatro vitórias no Europeu.

Em 2022, a equipa sagrou-se campeã mundial e europeia, em Leiria, ao vencer a seleção dos Países Baixos, por 18-10, na final da primeira edição da prova, que atribuiu o duplo título.

Portugal já tinha ganho quatro medalhas nas edições anteriores de Europeus: um ouro em 2018 e três pratas (2015, 2016 e 2019).

- Seleção nacional feminina de Futebol: A Seleção Nacional Feminina disputou em 2023, pela primeira vez, um Campeonato do Mundo, realizado na Nova Zelândia. Portugal disputou o Grupo E, com os Países Baixos, Estados Unidos e Vietname, alcançando uma vitória, diante do Vietname (2-0), e um empate, frente às então bicampeãs mundiais Estados Unidos (0-0). O desempenho no Mundial permitiu que pela primeira vez, a seleção chegasse ao top 20 do ranking feminino da FIFA, alcançando a 19.ª posição, a melhor de sempre, em agosto de 2023.

- Prémio “Mulher, Empresa e Desporto – Água de Luso”

Alexandrina Cruz – Presidente do Rio Ave FC: Alexandrina Cruz tornou-se em 2023 na primeira mulher a presidir a um clube de futebol profissional da I Liga, o Rio Ave Futebol Clube.

A lista com Alexandrina Cruz como presidente da Direção foi a única a sufrágio, mas a adesão dos associados foi tão grande que foi batido o recorde de votantes.

É um dos maiores exemplos da conquista social no Desporto por uma mulher, um feito conseguido por mérito aliando capacidade, qualificação, trabalho e dedicação.

- Prémio Especial “Patrocina Un Deportista” | Ecletismo Desportivo:

O Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal há mais de um século que promovem o desporto em Portugal, proporcionando a prática de atividade física a milhares de jovens e adultos, tanto nas vertentes do Alto rendimento como lúdicas.

O prémio é um reconhecimento do trabalho diário que os três clubes fazem em prol do desenvolvimento desportivo e social, através da oferta em dezenas de modalidades, tanto no desporto regular como adaptado. Há muitos clubes e coletividades em Portugal que trabalham, arduamente, para a promoção do Desporto. Mas não há dúvidas de que sem o contributo destes três, denominados “grandes”, a história do Desporto luso não seria a mesma…

FC Porto: O Futebol Clube do Porto promove desde a sua génese a prática do desporto e da atividade física em dezenas de modalidades e nos vários escalões de formação. O clube aposta na oferta desportiva e é já uma das maiores potencias nacionais ao nível do desporto adaptado. A par com o Sporting CP e com o SL Benfica, o FC Porto é uma referência internacional incontornável em várias modalidades desportivas.

Sporting Clube de Portugal: A história do Sporting Clube de Portugal como clube multidesportivo está profundamente associada à evolução do desporto em Portugal, sendo mesmo o clube pioneiro na prática de várias modalidades desportivas em Portugal. A promoção do ecletismo era um dos principais objetivos do seu fundador, José Alvalade, e o Sporting é atualmente o clube nacional com mais atletas nos Jogos Olímpicos (158) e o clube português com as maiores delegações de sempre tanto nos Jogos Olímpicos (Rio 2016) como Paralímpicos (Tóquio 2020).

SL Benfica: Desde a origem que o Sport Lisboa e Benfica se revelou como um clube vocacionado para a prática de variadas modalidades desportivas.  Além da vertente competitiva, o clube proporciona a prática de outras atividades físicas aos sócios, de caracter mais lúdico. Embora o futebol tenha sido desde sempre o principal desporto do clube, mesmo nos seus primórdios os lisboetas se impuseram nas mais diversas modalidades.

Foi mais uma noite de premiações justificadas, em face da decisão tomada pela Administração da Fundação, que mantém margem para poder melhorar bastante esta ideia, pelo que é de esperar por novos dias para a prática de atos significantes e importantes do ponto de vista da respetiva administração.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.