Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Mais de uma centena de desportistas distinguidos nos Prémios de Mérito Desportivo, em evento promovido pelo IPDJ

IPDJ-PremiosMerito-------25-10-2023

Com o Teatro Thalia repleto de uma população desportiva do mais alto nível, que conquistou para o país dezenas de títulos mundiais, europeus e de outras categorias no âmbito internacional, o IPDJ promoveu a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo.

Para além de classificações obtidas em Campeonatos do Mundo e da Europa em provas pertencentes ao Programa Olímpico e Paralímpico, bem como em Jogos Olímpicos da Juventude, foram ainda consideradas classificações obtidas em campeonatos do mundo em provas não pertencentes ao programa olímpico e paralímpico e que cumprem os critérios estabelecidos na legislação em vigor.

A cerimónia celebrou o valor e o mérito de êxitos desportivos conquistados nos mais altos patamares desportivos internacionais, por praticantes em regime de alto rendimento na época 2022/2023, que dignificaram o país e inspiram atuais e futuras gerações.

Na cerimónia, que contou com a presença do governo, através das tutelas da Juventude e Desporto, da Educação, do Ensino Superior, e da Inclusão, foram ainda efetuadas outras duas relevantes distinções: Selo Estudante-Atleta a oito Instituições do Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas (desportiva e académica), assim como cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pela Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

IPDJ-PremiosMerito-----25-10-2023

IPDJ

Os Prémios de Mérito Desportivo, que este ano foram atribuídos em 20 modalidades a mais de 70 praticantes ou equipas e 18 juízes/árbitros, são regulamentados pela Portaria n.º 103/2014, de 15 de maio, alterada e republicada pela Portaria n.º 332-A/2018, de 27 de dezembro e concedidos a praticantes em regime de alto rendimento que obtiverem resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade em reconhecimento do valor e mérito dos seus êxitos desportivos.

O Selo Estudante-Atleta, iniciativa do IPDJ, lançada em 2022, entregou oito distinções a instituições de Ensino Superior que fomentaram a articulação entre as carreiras duplas dos estudantes-atletas.

O Selo Estudante-Atleta, tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES), ou suas Unidades Orgânicas (UO), que fomentam a articulação entre as carreiras duplas, e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla.

A atribuição do Selo Estudante-Atleta, resulta da avaliação das candidaturas submetidas pelas IES, numa ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no Regulamento. Para a atribuição do Selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta.

A primeira edição desta iniciativa – relativa ao ano 2022 – contou com 11 candidaturas submetidas, nomeadamente sete Universidade e quatro Institutos Politécnicos, tendo oito IES cumprido as condições para atribuição do Selo, nomeadamente:

- Universidade de Aveiro – 93 pontos

- Universidade de Coimbra – 90 pontos

- Universidade de Lisboa – 90 pontos

- Instituto Politécnico de Leiria – 90 pontos

- Universidade do Minho – 82 pontos

- Universidade do Porto – 77 pontos

- Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro – 74 pontos

- Instituto Politécnico de Santarém – 71 pontos

A titularidade do Selo Estudante-Atleta é válida por dois anos consecutivos, reportados à data da sua atribuição.

IPDJ-PremiosMerito----25-10-2023

IPDJ

Os resultados obtidos evidenciaram a existência de condições estruturais na generalidade das IES/UO onde é possível compatibilizar a carreira dupla dos estudantes-atletas, quer ao nível do acompanhamento, como ao nível do aproveitamento/ sucesso académico.

Concretamente, grande parte das IES apresenta medidas adicionais que poderão possibilitar uma maior flexibilização das obrigações académicas em função dos compromissos desportivos, a nível do processo de implementação do Estatuto Estudante-Atleta no Ensino Superior, garantido as condições logísticas/instalações bem como os incentivos (bolsas académicas/pagamento de propinas), com vista a uma melhoria dos seus resultados, quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva.

A distinção através do Selo-Atleta objetiva incentivar as IES para que os/as estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva, e também no pós-carreira desportiva, sendo também este um fator de diferenciação positiva na capacidade de atrair alunos.

A edição 2023/2024 conhecerá o período de candidaturas no início de janeiro/2024, a divulgação será assegurada no portal do IPDJ.

Cinco alunos/atletas foram, igualmente, distinguidos/as pelos seus feitos desportivos nas Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. Estas visam uma articulação eficaz entre agrupamentos de escola, encarregados/as de educação, federações desportivas e municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de discentes do ensino básico e secundário, enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

O montante global dos prémios distribuído foi de 1,2 milhão de euros, o maior de sempre atribuído, face aos 700 mil euros atribuídos na época anterior (2021/22).

Como nota final, inclusivamente para dar maior impacte e notoriedade ao evento junto do tecido empresarial, para criar raízes para conquista de mais apoios financeiros – aliás um tema que a atual presidente, Susana Feitor, salientou no dia da tomada de posse como Presidente da Fundação do Desporto – entende-se que poderia (poderá) ser a própria Fundação a liderar organizações futuras deste evento, a exemplo do que aconteceu quando da criação (1996), em que conseguiu angariar membros fundadores e doadores em elevado número para a altura.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.