Integrando na celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira 2023, com o apoio da Fundação Oceano Azul, mais uma vez, o “morto.vivo – grupo informal” com raiz no Agrupamento de Escolas Francisco Simões, no Laranjeiro, organizou uma sessão de limpeza de praia, na Nova Praia na Costa da caparica.A fundanção Oceano Azul é um parceiro habitual das mais de 250 organizações que, ciclicamente, organizam ações deste tipo no nosso país e mais uma vez esteve nesta iniciativa do “morto.vivo – grupo informal”.
As areias da Costa da Caparica, continuam a ser uma area com graves problemas de poluição, assim juntaram-se no dia 23 de setembro sob o “comando” do Professor Américo Jones e vários professores, alunos e ex-alunos da Escola Francisco Simões e mais muitos amigos e amigas; alguns curiosos que por ali passaram; familiares de todos elementos da Fundação Oceano Azul.
A inicitiva tem com padrão a limpeza numa hora, foi a e limpeza de aproximadamente 750 metros de areal, onde foram recolhidos 36,700 quilos de lixo e mais de duas mil e quatrocentas beatas de cigarro.
Américo Jones comentava ” Infelizmente, mais uma acção que confirma que ainda é preciso fazer muito na conservação e limpeza das nossas zonas costeiras…. mais uma vez as beatas, muitas e muitas e lixo recolhido é um número infeliz e que não será fácil controlar… Com a ajuda de alguns passadores de cozinha, percebemos que o flagelo dos plásticos (micro plásticos!) está a tomar proporções extremamente preocupantes”.