Vitória por 4-0, com golos de Inês Simas (2), Catarina Mairos e Serena Duarte no caminho da qualificação para o Europeu 2023
A seleção sub-19 de Portugal bateu hoje, por 4-0, a sua congénere da Hungria, em partida da primeira jornada da Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato Europeu 2023 da categoria, que decorrerá na Bélgica, de 18 a 30 de julho.
Na presença de mais de 900 espectadores, a equipa às ordens de Carlos Sacadura garantiu a vitória com golos de Inês Simas (37 e 68 minutos), Catarina Mairos (44) e Serena Duarte (81) e partilha a liderança do grupo A3 com a França, que, por sua vez, goleado a Roménia, por 6-0.
Aos sete minutos, Catarina Potra impediu, com uma grande defesa, que a Hungria inaugurasse o marcador, após potente remate desferido à entrada da área, na sequência de um livre apontado pela central Savanya.
A equipa portuguesa de imediato equilibrou os acontecimentos e, apesar de mais “mandona” nas iniciativas ofensivas, só pouco depois da passagem da meia-hora esteve perto do golo, mas Beatriz Nogueira ficou a centímetros de desviar com sucesso um cruzamento de Maria Ferreira, desde a esquerda.
Até que, aos 37 minutos, Inês Simas, bem servida por Catarina Mairos, foi mais rápida que a defesa húngara, entrou na grande área e, após tirar da frente a guardiã Borók, rematou para o primeiro da partida. E a um minuto do descanso, a mesma Catarina Mairos fez o segundo para o combinado de Carlos Sacadura, graças a um potente remate, de fora da área.
Já no segundo tempo, Ana Ferreira esteve perto de aumentar a vantagem, aos 59 minutos, mas o remate, já no coração da área, saiu defeituoso. Porém, o terceiro estava na forja e Inês Simas bisou, com um golo de belo efeito, ao tirar da frente um par de defesas em bonita iniciativa individual, da esquerda para o centro do terreno. E houve ainda tempo para um quarto tento, apontado por Serena Duarte, uma das cinco suplentes que entrou durante o segundo período.
Declarações de Carlos Sacadura, selecionador nacional:
“Depois de vencida aquela primeira ansiedade, fomos controlando o jogo e a competemcia das nossas jogadoras transformou em golos a superioridade em campo. Não defrontámos um adversário qualquer, era um adversário muito competente. As nossas jogadoras estão de parabéns, pois seguiram à risca a estratégia definida. Se tivessemos marcado mais, não seria um resultado escandaloso face à sua competência”.
“Este grupo está sempre emocionalmente prepardo, pois gosta de competir, de treinar bem e é muito exigente. O primeiro golo trouxe estabilidade e depois conseguimos gerir. Frente à Roménia, admito que não é uma equipa tão competente quanto a Hungria, mas vamos ter outras dificuldades e desafios. Há que pensar jogo a jogo”.
Declarações de Inês Simas, marcadora de dois dos quatro golos de Portugal:
“O período mais difícil do jogo foi precisamente antes do nosso primeiro golo, pois estávamos pressionadas. Mas o importante foi ganhar e esta vitória dá-nos muito ânimo, foi muito importante. A Hungria é uma equipa muito física, nós somos mais pequenas, mas conseguimos assegurar a posse de bola, controlámos o jogo e fomos fazendo golos com naturalidade”.
FICHA DE JOGO
Hungria 0-4 Portugal (0-2 ao intervalo)
Ronda de Elite
1ª jornada
Estádio 25 de Abril, em Penafiel
Árbitra: Jelena Pejkovic (CRO).
Árbitras assistentes: Gordana Katusic (CRO) e Francesa di Monte (ITA).
Quarta árbitra: Maria Caputi (ITA).
HUNGRIA: Borok (GR), Németh (Molnár, 69’), Sajti, Savanya, Tuza (Somogyi, 46’), Bokor (Sain, 46’), Mészáros, Mayer, Nagy (Sipocz, 80), Siber e László (Kiss-Lantos, 46’).
Suplentes não utilizadas: Pongrácz (GR), Szucs e Szijártó.
Treinador: Sándor Tutóczki
Disciplina: cartão amarelo a Sain (53’).
PORTUGAL: Catarina Potra (GR), Catarina Mairos (Sara Cartaxo, 79’),
Joana Silva, Gabriela Vinhas (cap), Ana Pinto, Lara Costa, Inês Simas (Matilde Silva, 72’), Letícia Almeida, Maria Ferreira (Iara Gonçalves, 79’), Beatriz Nogueira (Serena Duarte, 72’) e Nádia Bravo (Ana Ferreira, 46’).
Suplentes não utilizadas: Esgueirão, Raquel Varejão, Daniela Santos, Cristiana Martins e Ana Ferreira.
Treinador: Carlos Sacadura.
Disciplina: cartões amarelos a Letícia Almeida (62’) e Lara Costa (86’).
Golos: Inês Simas (37´ e 68’), Catarina Mairos (44’) e Serena Duarte (81’).
Fonte:FPF