Sábado 24 de Novembro de 4294

Portugal venceu Malta no último jogo da fase de grupos e está nas meias finais do Europeu Sub19

FPF-EuropeuSub19-09-07-2023

Diogo Pinto/FPF

Portugal venceu Malta (2-1) no Gozzo Stadium, selando a terceira vitória consecutiva no Grupo A do Campeonato da Europa sub-19, reconfirmando a presença nas meias-finais e o primeiro posto do seu grupo com vitórias sobre Polónia e Itália.  

Com nove alterações em relação ao último jogo e com um relvado claramente impróprio para um torneio desta envergadura, Portugal entrou mais forte e deu sinal de perigo, aos 5´, num tiro de longe de Jorge Meireles.

Três minutos depois, Miguel Falé, num excelente remate de fora área, inaugurou o marcador.

Numa toada lenta e frente a uma equipa da casa muito defensiva, Portugal só voltou a criar perigo à passagem dos 28´ quando um atraso perigoso de um defesa maltês obrigou a defesa mais apertada do guarda-redes Hugo Sacco.

Numa segunda metade com início mais dominante, Portugal fez as primeiras ameaças com remates de Jorge Meireles e Gonçalo Esteves.

Com um ritmo de jogo claramente lento, Malta acabou por chegar ao empate, aos 71´, na sequência de um erro de Diogo Pinto que aliviou uma tentativa de ataque maltense para os pés de Basil Tuma que, perante a baliza deserta, fez o golo.

O empate fez despertar Portugal que voltou à liderança, aos 74´, por João Vasconcelos. O jogador luso deu sequência a uma bela assistência de Carlos Borges, pelo lado esquerdo.

Com o balanço do golo, no minuto seguinte, Gonçalo Esteves numa boa jogada pelo lado direito quase que ampliava o marcador.

Nunca mais dando espaço aos malteses, Portugal foi criando perigo até final do jogo. Carlos Borges, num excelente contra-ataque, não conseguiu definir bem, mas demonstrou o instinto atacante que faltou um pouco a Portugal durante o jogo.

O jogo acabaria pouco depois numa vitória justa, mas com menos brilho do que nas anteriores prestações.

Portugal qualificou-se, na Ronda e Elite, com um registo de três vitórias em três jogos, sete golos marcados e nenhum sofrido, frente a Suécia (1-0), Chéquia (3-0) e Croácia (3-0).

A equipa lusa, face ao ranking no escalão, ficou isenta da primeira fase de qualificação.

Na outra partida, a Itália empatou a um golo com a Polónia garantindo o segundo lugar do grupo.

Portugal vai jogar a meia-final com a Espanha ou a Noruega, no último jogo do grupo B, marcado para esta segunda-feira, tudo dependendo do resultado.

A Espanha soma seis pontos (duas vitórias) e a Noruega tem 4 pontos. Se os noruegueses vencerem, passam para primeiro e defrontam a Itália nas meias-finais, enquanto os espanhóis defrontarão Portugal.

Em caso de empate ou vitória, os espanhóis terão como adversários os italianos e Portugal defrontará a Noruega.

As meias-finais estão marcadas para o dia 13 (quinta-feira), com a final a ter lugar no domingo.

© 4295 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.