Portugal defronta, esta sexta-feira (20h45), a Ucrânia, em mais um teste de preparação para o Campeonato do Mundo. Na véspera da partida, que decorrerá no Estádio do Bessa, Francisco Neto mostrou-se radiante com a possibilidade de ter casa cheia para o jogo.
A propósito, salientou que “é uma felicidade imensa. Era algo que desejávamos muito: trazermos e termos o público connosco. Acima de tudo, é o reconhecimento dos portugueses em relação àquilo que esta equipa tem vindo a fazer e ao que representa, neste momento, para o país. Aparece em função do que temos feito nos últimos tempos”.
Na preparação para o Mundial, Portugal empatou com as campeãs europeias de Inglaterra (0-0) e, agora, Francisco Neto espera um jogo distinto, afirmando que “será um jogo com um padrão de problemas diferentes do que a Inglaterra apresentou. Tivemos uma abordagem a esse jogo que nos levou mais para momentos de organização defensiva, com a Ucrânia esperamos estar mais em momentos de organização ofensiva”.
Na crença de que Portugal “terá mais bola” diante da formação de Leste, enquanto a Ucrânia “estará muito bem organizada e a procurar tapar os espaços” à formação lusa, Francisco Neto disse ainda que “as internacionais portuguesas terão de ser muito competentes, altamente organizadas e com um jogo posicional muito bom, para conseguirem dominar e criar boas situações de golo”.
Questionado sobre o estado de espírito da Equipa das Quinas, Francisco Neto foi claro ao referir que “como é a primeira vez num Campeonato do Mundo, é normal haver ansiedade. Todas as jogadoras estão ansiosas por viajar segunda-feira e poder chegar à Nova Zelândia para fazer a adaptação, mas sabemos que falta muito trabalho pela frente. A mensagem que lhes passo é que não vale a pena estarmos ansiosos, pois ainda há muito trabalho por fazer e temos de nos focar no dia-a-dia”.
Francisco Neto orientou um treino, ao final da tarde desta quinta-feira, no Estádio do Bessa, o palco que vai receber o jogo frente à Ucrânia. Nesta sessão, não participaram três internacionais portuguesa: Kika Nazareth, a recuperar de um toque sofrido em Inglaterra, e Fátima Pinto e Sílvia Rebelo, numa lógica de gestão de esforço.
No Mundial, que vai ser disputado na Nova Zelândia e na Austrália, entre 20 de julho e 20 de agosto, Portugal vai competir no Grupo E e estrear-se-á frente aos Países Baixos, em Dunedin, em 23 de julho, seguindo-se o encontro com o Vietname, em 27 de julho, em Hamilton, e os Estados Unidos, em 1 de agosto, em Auckland.
Atendendo a várias condicionantes, que devem estar sempre presentes, foi divulgado um comunicado conjunto da Federação Portuguesa de Futebol, Polícia de Segurança Pública e Câmara Municipal do Porto, face ao carácter do jogo e das formações envolvidas, documento que se transcreve:
“Tendo em conta a expectável grande afluência de público ao jogo Portugal-Ucrânia, da Seleção Feminina de Futebol (dia 7 de julho, às 20h45), por motivos de segurança e de circulação nas cercanias do Estádio do Bessa XXI, a Federação Portuguesa de Futebol, a Polícia de Segurança Pública e a Câmara Municipal do Porto aconselham:
- A deslocação do público para o recinto deverá fazer-se o mais antecipadamente possível, aproveitando o facto de as portas de acesso ao estádio abrirem a partir das 19h00;
- Essa deslocação com antecedência deve contar com o tempo necessário para a realização dos devidos procedimentos de segurança;
- Os adeptos devem evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo;
- Deverá ser privilegiada a deslocação para as imediações do estádio recorrendo a transportes públicos, uma vez que o estacionamento disponível na área circundante ao estádio pode revelar-se insuficiente, com a possibilidade de ocorrerem restrições e condicionamentos no tráfego automóvel, na envolvente do estádio.
- Sendo a opção o transporte público, os adeptos têm ao dispor as linhas 201, 202, 203, 208, 501, 502, 503, 507, 601, da STCP, bem como a estação de metro de Francos.
- Os adeptos devem consultar previamente a indicação da porta constante no seu ingresso, seguir a sinalética informativa de portas disponibilizada no recinto, bem como a informação dada pelos assistentes que se encontrarão situados nas imediações do mesmo, evitando assim aglomerações e demoras junto a cada ponto de acesso ao estádio.
- Pela configuração do estádio, o acesso às portas 09 a 15 deverá ser feito pelo lado Nascente do Estádio – através da Rua Tenente Valadim/Rua Engenheiro António de Almeida (Junto ao Hotel Sheraton Porto).
- Na zona do estádio, siga as indicações e aconselhamento dos Agentes da PSP, dos Assistentes de Recinto Desportivo e dos Assistentes da Organização.
- Consulte as condições de acesso gerais constantes no seu ingresso e evite levar objetos de grande volume e outros objetos proibidos nos recintos desportivos.
- Tenha disponível e à mão o seu ingresso quando se aproximar da respetiva porta, de forma a tornar o processo de acesso mais simples e agilizado.
- No caso dos ingressos digitais (no telemóvel), prepare a visualização do mesmo, de forma a evitar demoras na sua leitura.
Por fim, a FPF e a PSP apelam aos adeptos e simpatizantes que se deslocam ao Estádio para a adoção de comportamentos e atitudes adequados a um ambiente desportivo, de respeito por todos os intervenientes.
A Câmara Municipal do Porto disponibilizou bilhetes gratuitos aos detentores do Cartão Porto, uma oferta limitada ao stock existente e que, devido à grande adesão dos portadores, já se encontra esgotada”.