Entre 5 e 30 de junho, decorre no Concelho de Mora a Campanha da Cal, iniciativa do Município de Mora prevê oferecer aos munícipes cerca de 500 kg de cal.
A cada munícipe será entregue cinco quilos de cal e corante ocre ou azul, se solicitado, para pintura de rodapés, pilastras e/ou alisares. Os locais de distribuição são o armazém do Estaleiro Municipal e as Juntas de Freguesia de Brotas, Cabeção e Pavia, durante o seu horário normal de funcionamento.
A Campanha da Cal visa a sensibilização da população para a importância da manutenção das fachadas dos edifícios tornando o espaço público mais harmonioso. Ao mesmo tempo, esta medida beneficia financeiramente os proprietários das casas.
De ressalvar que a cal é um material tradicional que se adequa ao clima alentejano e que apresenta vantagens como a fácil aplicação, disfarça eventuais defeitos das paredes, evita o aparecimento de fungos e bactérias, está isenta de substâncias tóxicas, apresenta ótima aderência em diversos tipos de superfícies, entre outras.