Feira Ovibeja2023, que decorre desde quinta-feira, conta com mais de mil expositores, edição marcada por uma fase menos positiva que o sector atravessa em Portugal.
A organização e os mais de mil expositores presentes não deixam de manifestar o seu desagrado perante a crise e a posição da tutela, não convidando nenhuma entidade governamental para visitar o evento.
Os agricultores acreditam no seu potencial, mas estão de costas voltadas para as politicas desenvolvidas pela actual Governo e pela Ministra da Agricultura, assim a organização afirma esta nega de convites ao governo é uma forma de desmonstrar “o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas em de março” onde a ACOS – Agricultores do Sul teve papel ativo e participativo.
A Associação ACOS – Agricultores do Sul, a entidade organizadora da feira, conta nesta 39.ª edição da Ovibeja que vai decorrer, até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja – Manuel Castro e Brito, definiu como tema geral “Comunicar, um grande desafio para a agricultura”.
Neste ano, a OVIBEJA inclui no seu programa : concursos, como “12.º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja” , exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais ou comércio.
Uma das zonas muito visitadas desta feira serão os espaços de vários restaurantes de carnes de raças autóctones e ainda com tascas de ‘comes e bebes’ em vários espaços, colóquios, seminários e ‘workshops’, entre outras propostas.
Também as noites vão ser animadas com espaço para eventos musicais com a presença entre outros Luís Trigacheiro Quatro e Meia, Xutos e Pontapés e Bárbara Tinoco.