Quarta-feira 25 de Novembro de 5159

Definidos os quartos-de-final e João Sousa saiu também dos pares no Millennium Estoril Open

Joao Sousa e Dominic Thiem 0003 (1)

Estoril Open – Joao Sousa e Dominic Thiem

Com a aproximação do final da competição, o Millennium Estoril Open mostra-se pujante, criando surpresas, mas vendo também os portugueses a ficarem pelo caminho nesta recta final.

O francês Quentin Halys (80º ATP) continua a vencer e a convencer no Clube de Ténis do Estoril e, esta quinta-feira, carimbou a última vaga para os quartos de final após bater o espanhol Roberto Bautista Agut, quarto cabeça de série e atual 28º do ranking, com os parciais de 7-6(5) e 7-5.

No embate que encerrou os oitavos de final da oitava edição da prova, numa sessão noturna calorosa, Quentin Halys e Roberto Bautista Agut proporcionaram um bom entretenimento a todos os portugueses que praticamente encheram o Estádio Millennium.

Com ténis ultra agressivo, muitas subidas à rede e um serviço demolidor (14 ases neste duelo), Quentin Halys complementou a vitória frente a Nuno Borges ao derrotar um antigo top 10 para chegar pela terceira vez aos quartos de final na presente temporada e em toda a carreira no ATP Tour.

Para chegar pela primeira vez às meias-finais, o finalista do Porto Open em 2021 terá de ultrapassar um dos maiores especialistas de terra batida na última década: Dominic Thiem, contra quem nunca mediu forças anteriormente.

Ao quarto dia do quadro principal, a primeira surpresa. Hubert Hurkacz, segundo cabeça de série e 12º ATP, saiu derrotado por 6-7(7), 6-4 e 6-2 no duelo frente a Bernabe Zapata Miralles (43º), que conquistou a maior vitória da carreira em termos de hierarquia do opositor.

Confiante pelos resultados da gíria sul-americana de terra batida, onde logrou duas meias-finais (Buenos Aires e Rio de Janeiro, este último da categoria 500, nos quais só cedeu para os futuros campeões, respetivamente, Carlos Alcaraz e Cameron Norrie), Bernabe Zapata Miralles deu a volta a um set inaugural onde teve um set point no tie-break frente a um dos nomes fortes do circuito – há uns dias era nono do ranking e já possui no currículo um Masters 1000.

A partir do segundo parcial conseguiu prolongar mais as jogadas, visou mais a direita do polaco e acabou por ganhar o encontro a longo prazo (o duelo teve a duração de 2h28). Para o triunfo – que se tornou no melhor da carreira e o segundo face a um top20, depois do sucesso frente a Taylor Fritz (14º na altura) em Roland-Garros, na temporada passada – foram essenciais os 11 pontos de break salvos pelo valenciano em 12 oportundiades criadas pelo ‘Hubi’.

Para atingir a terceira meia-final da temporada, o espanhol terá de ultrapassar Miomir Kecmanovic nos quartos de final desta sexta-feira. O sérvio, sexto pré-designado fruto do 40º posto, bateu sem apelo nem agravo o austríaco Jurij Rodionov (120.º) por 6-0 6-1 no embate inaugural da jornada.

Dominic Thiem (111.º do ranking ATP) realizou a melhor exibição de 2023 e superou o prodígio norte-americano Ben Shelton (39º) com os parciais de 6-2 e 6-2 para atingir os quartos de final, primeiros desde outubro da temporada passada.

Apesar da entrada em falso no encontro (0-2), o austríaco, antigo número três mundial e campeão do US Open de 2020, arrecadou seis jogos consecutivos (cedendo somente sete pontos, um no serviço), expondo no Estádio Millennium algumas das armas que o tornaram num dos melhores jogadores da última década, em especial em terra batida.

Quanto a Ben Shelton (visivelmente indisposto) sairá de Portugal com motivos para sorrir: na primeira vinda à Europa somou o triunfo inaugural em pó de tijolo tradicional.

O português João Sousa e o austríaco Dominic Thiem despediram-se esta quinta-feira do quadro de pares do Millennium Estoril Open com uma derrota nos quartos de final.

Três dias após o triunfo na ronda inaugural frente ao também português Duarte Vale e o norte-americano Ben Shelton, Sousa e Thiem não conseguiram resistir ao equatoriano Gonzalo Escobar e ao francês Fabien Reboul e cederam por 6-3 e 6-2.

Tal como no primeiro encontro, também esta quinta-feira o Court Cascais ficou totalmente preenchido para o duelo, mas o apoio do público português não foi suficiente para ajudar a dupla luso-austríaca a seguir em frente.

Desta forma, o oitavo Millennium Estoril Open só conta com dois portugueses em prova: os campeões em título desta variante, Nuno Borges e Francisco Cabral — que disputam os quartos de final na sexta-feira.

 

© 5160 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.