Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Nuno Borges e Francisco Cabral nos quartos-de-final dos pares do Millennium Estoril Open

Nuno Borges_Francisco Cabral4

Estoril Open – Nuno Borges_Francisco Cabral

Um ano depois de terem feito história, Nuno Borges e Francisco Cabral regressaram com uma vitória ao Millennium Estoril Open e carimbaram o apuramento para os quartos de final da variante de pares num dia em que caíram os primeiros e os segundos cabeças de série.

No mesmo Court Cascais onde há cerca de um ano deram início a um capítulo dourado, o maiato e o portuense superaram um braço de ferro equilibrado com o monegasco Romain Arneodo e o polaco Sam Weissborn pelos parciais de 6-3 e 7-6(3).

Pautado pelo equilíbrio, o encontro contou com apenas uma quebra de serviço (ao 4-3 da primeira partida) e foi decidido num tie-break em que o apoio do público embalou a dupla lusa para uma entrada de rompante e decisiva para o desenrolar do tira-teimas.

De volta aos quartos de final, Nuno Borges e Francisco Cabral vão enfrentar Robin Haase e Philipp Oswald.

O neerlandês e o austríaco surpreenderam os primeiros cabeças de série, Andreas Mies e Hugo Nys, por 7-6(4) e 6-1 numa jornada que também ditou o adeus dos segundos pré-designados, Marcelo Melo e John Peers, eliminados por Diego Hidalgo e Cristian Rodríguez com os equilibrados parciais de 7-6(5), 6-7(7) e 10-6.

Entretanto, Alejandro Davidovich Fokina, terceiro favorito ao título no Millennium Estoril Open, estreou-se na prova com um triunfo suado sobre o prodígio francês Luca Van Assche por 6-3 e 7-5.

Quarta vez para Alejandro Davidovich Fokina (no 24º posto da hierarquia, o seu melhor registo) no maior torneio de ténis português, quarta vez (no mínimo) nos quartos de final. O tenista (23 anos) voltou a jogar sob os holofotes, como é apanágio, no Clube de Ténis do Estoril e não desapontou.

O ‘show man’ de Málaga não sabe perder na estreia no Estoril, mas precisou de se aplicar para superar o campeão do último Maia Open e 91º do ranking, carrasco de Pedro Sousa no derradeiro encontro do português na prova. Ainda que não tenha cedido sets, Davidovich recuperou de break abaixo no segundo parcial (4-1) e anular um set point a 5-4, num segundo serviço.

O terceiro cabeça de série defrontará o italiano Marco Cecchinato na sexta-feira e lutará pelo acesso, pela terceira vez, às meias-finais (2019 e 2021). Será um primeiro duelo entre ambos.

No encontro do dia e não desiludiu. Na abertura das sessões noturnas em 2023, o norueguês Casper Ruud derrotou o português João Sousa em três sets e carimbou o apuramento para os quartos de final.

A atuar pela primeira vez na terra batida do Clube de Ténis do Estoril, o número cinco mundial deixou bem patentes as credenciais que fizeram dele finalista de Roland-Garros, do US Open e do ATP Finals em 2022 (um ano em que esteve a dois sets de ascender à liderança do ranking) e contornou a boa entrada do jogador “da casa” para triunfar por 4-6, 6-2 e 6-2.

Este foi o primeiro duelo entre Ruud e Sousa desde que os dois protagonizaram uma final épica no ATP 250 de Genebra, em Maio de 2022. E também nesta quarta-feira o vimaranense, com 34 anos celebrados há uma semana, conseguiu causar muitas dificuldades àquela que foi uma das maiores figuras da temporada transata, desta vez com uma aposta na antecipação, na agressividade e com melhorias na pancada de esquerda — até que o norueguês apanhou o ritmo e construiu de forma categórica a recuperação.

Depois de superar o campeão de 2018, Casper Ruud vai medir forças nos quartos de final com o vencedor de 2022, Sebastian Baez, que foi um dos primeiros vencedores da jornada ao superar o compatriota Pedro Cachin e já leva sete triunfos consecutivos no maior torneio de ténis organizado em Portugal.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.