Ao vencer o Famalicão no seu próprio campo, o Arouca encostou-se ao Vitória de Guimarães no 5º lugar da Liga Bwin, aumentando a “temperatura” pela conquista do 5º lugar, que dá acesso às competições europeias da próxima época.
Num jogo repartida em termos de posse de bola (48/52%) e, também, nos remates para a baliza (1-2), poderá dizer-se que a sorte acabou por beneficiar os visitantes, com o Arouca a encontrar o triunfo (90+3’) e na transformação de uma grande penalidade (Morlaye), o que ampliou o espectro do encontro que tinha (poderá continuar a ter) grande impacto em termos da classificação da competição.
Com este triunfo, Guimarães e Arouca somam 41 pontos (a 12 do Sporting), se bem que apenas a três do Casa Pia, que ainda poderá ter uma palavra a dizer neste ano do regresso ao convívio dos maiores do futebol português.
Encerrando-se a 26ª ronda, o Benfica passou a somar 71 pontos, à frente do FC Porto (61), Sporting de Braga (59), Sporting (53) – ainda que com menos um jogo – Guimarães e Arouca (41), Casa Pia (38), Vizela (35), Rio Ave e Famalicão (33), Chaves (32), Boavista (30), Gil Vicente (29), Portimonense (26), Estoril (25), Marítimo (19), Paços Ferreira (17) e Santa Clara (15).
Nos melhores marcadores, Gonçalo Ramos (Benfica) voltou à liderança, agora com 17 golos, tantos quantos o seu companheiro de equipa João Mário.
Seguem-se Taremi (FC Porto) e Fran Navarro (Gil Vicente), ambos com 13, Pedro Gonçalves (Sporting), com 12; Simon Banza (Braga) e Yusupha (Boavista), com 10; Ricardo Horta (Braga), com 9; Galeno (FC Porto) e Iuri Medeiros (Braga), com 8 cada.
Esta terça-feira, o Sporting alinha-se com todos os outros clubes, jogando (20h15) frente ao Gil Vicente, em Barcelos, numa partida em que só pode vencer.
A 27ª jornada inicia-se na Sexta-Feira Santa, com os jogos Santa Clara-Vizela (15h30), Benfica-FC Porto (18h) e Boavista-Guimarães (20h30).