Jogando e vencendo no seu próprio campo será, a partir de agora, cada vez mais importante para todas as equipas, porquanto a entrada na segunda volta promete muitas peripécias ao longo dos dezassete jogos ainda por jogar.
Obtendo três pontos em casa é sinal de que o clube continua a lutar pelos melhores lugares, catapultando a motivação para poder ganhar fora, indo o mais longe possível na classificação final, se bem que, jornada a jornada, tudo seja possível.
Daí que Casa Pia, Vizela, Boavista e Famalicão tenham entrado com o pé direito neste domingo, porquanto levaram de vencidos os respectivos adversários e somaram três preciosos pontos, agora mais preciosos do que nunca.
Numa partida em que os casapianos dominaram em toda a linha (19-6 em remates, dos quais 8-3 para a baliza e com uma posse de bola de 53/47%), o marcador só funcionou a partir do 75’, quando Yuki Soma marcou para a formação da casa, tendo o Santa Clara empatado (82’) por intermédio de Gabriel Silva.
Os lisboetas do Parque de Monsanto só chegaram ao triunfo (90+4’) quando Clayton transformou uma grande penalidade.
No Vizela-Rio Ave, que os da casa venceram por 3-1, Aziz abriu (45+1’, de grande penalidade) o activo para os avenses, vantagem que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo, Fábio Silva (55’) empatou, Julião fez o 2-1 (64’) e Osmajic (90+2’) fechou a contagem em 3-1, num triunfo que assenta bem, embora os visitantes tenham rematado mais 13-12 (dos quais 7-2 para a baliza), com o Vizela a também ter mais posse de bola (53/47%).
Aderlan (Rio Ave) foi expulso.
O Boavista acabou por golear (4-2) o Portimonense, na partida em que os boavisteiros dominaram nos remates (18-7, dos quais 10-3 para a baliza) ainda que a posse de bola fosse conquistada pelos algarvios (55/45%), que de nada valeu, porque perderam.
Yusupha (50’) marcou primeiro, Onyemachi (53’) chegou ao 2-0, Moufi reduziu (55’), Mangas fez o 3-1 (75’), Yusupha (81’) elevou para 4-1, mas Paulo Estrela (83’) fez o segundo golo do Portimonense.
No último encontro desta primeira parte da ronda 18ª, o Famalicão venceu (1-0) o Estoril, com um golo marcado por Colombatto (54’), num encontro de “empatas” no que respeita ao número de remates (16-16), sendo que 6-6 para a baliza. Na posse de bola 53/47% foi a cifra final.
Nesta segunda-feira, realizar-se-á a partida entre o Guimarães e o Chaves (20h15).