Tendo dominado toda a partida, o Benfica soube controlar um Varzim menos inspirado que frente ao Sporting (quando eliminou os leões) e acabou por justificar o triunfo que o levou à próxima ronda da Taça de Portugal Placard.
Um golo madrugador (4’) ajudou ainda mais os benfiquistas, marcado na sequência de um livre directo cujo autor, Grimaldo, soube aproveitar a maré para levantar a bola sobre a barreira sem que o guardião da equipa da casa tivesse visto a trajectória que, ainda assim, foi desviada por um defesa e levando a bola a entrar sobre o lado direito da baliza, com o guarda-redes dos pescadores completamente bloqueado a meio da baliza.
A partir daí, o Benfica apenas foi controlando os movimentos do adversário que, ainda assim, se foram aproximando da baliza de Odysseias mas sem o incomodar demasiado.
No segundo tempo, a situação manteve-se sensivelmente ao mesmo nível, com o Benfica mais confiante e atacando mais, se bem que o número de remates para a baliza continuasse a ser fraco (4-4 no final) de um conjunto de 11-8 feitos, que resultaram de uma posse de bola de 66/34% para os benfiquistas.
O segundo golo dos encarnados foi obtido por Enzo, depois de um passe de Chiquinho, na grande área do Varzim, que passou a bola para trás, onde surgiu Enzo a rematar forte para uma baliza escancarada.
No outro jogo, realizado em Matosinhos, o Famalicão levou a melhor sobre o Leixões (2-1), após prolongamento.
Os minhotos até estiveram na frente do marcador, por Alexandre Penetra (77’), mas os leixonenses reagiram e acabaram por chegar à igualdade, com um penálti marcado por Thalis (90+9’). No prolongamento, Jhonder Cadiz, aos 109 minutos, acabou por assegurar a qualificação para o Famalicão.
Os oito encontros desta fase da prova rainha do futebol português estão distribuídos entre esta terça e quinta-feira, com o embate que opõe o Vitória FC ao Casa Pia.
A sexta eliminatória está agendada para 8 de fevereiro, enquanto a seguinte, realizada em duas mãos, realiza-se a 26 de abril e 3 de maio. A final terá lugar a 4 de junho.
O programa dos jogos prossegue esta quarta-feira:
Lank Vilaverdense-B SAD, 14h00, Canal 11
CD Nacional-CD Rabo de Peixe, 17h30, Canal 11
SC Braga-Vitória SC, 18h45, SportTV
Ac. Viseu-Beira Mar, 20h15, Canal 11
FC Porto-Arouca, 20h45, RTP
Dia 12 de janeiro (quinta-feira)
Vitória FC-Casa Pia, 19h45, Canal 11