A fechar a 15ª jornada da Liga Bwin, a equipa do Sporting foi perder ao Estádio dos Barreiros (Funchal) ante um Marítimo que procurou a felicidade num momento próprio, aproveitando as garras curtas de um leão que estava vitorioso há oito jogos.
Nem tudo o que reluz é ouro e para que isso seja uma realidade palpável, torna-se indispensável que todos os sentidos do corpo humano possam estar ao mesmo nível de funcionamento, o que não se verificou na Madeira, numa ronda em que se marcaram apenas 14 golos, a pior destas 15 jornadas já cumpridas.
Apesar de o Sporting ter tido mais posse de bola (66/34%), mais remates (10, ainda que poucos para um equipa que corre para o título), sendo que os leões apenas fizeram um remate na direcção da baliza, segundo as estatísticas oficiais (dois para o Marítimo, dos 9 remates realizados).
Na primeira parte, o Sporting também dominou (62/38%) mas o número de remates (7-5) foram insuficientes, porquanto apenas 1-1 foram para a baliza, num empate técnico das duas formações em campo.
Foram os madeirenses a começar melhor, com dois remates por parte de Leo Pereira (3’, para fora) e Winck (8’ à figura de Adán), retorquindo o Sporting por Paulinho (17’ para o guardião defender) e Gonçalo Inácio a cabecear (17’) por cima da trave, no que foram os momentos mais significativos na primeira parte.
No segundo tempo (59 e 51’) o Sporting criou dois momentos na área do Marítimo, mas quer num quer noutro o árbitro não assinalou a grande penalidade que os leões pediram, deixando algumas dúvidas, “agravadas” pelo facto do juiz da partida não ter pedido a verificação por parte do VAR, o que criou mal estar na formação verde e branca.
Dois minutos depois (53’), sem qualquer dúvida, o referido árbitro assinalou uma grande penalidade contra o Sporting, porque o defesa sportinguista entrou com um “pisão” no pé sobre Liza, feito por Matheus Fernandes, por trás, do atacante maritimista, que o VAR confirmou.
Winck, chamado à marcação da falta máxima (55’), abriu o activo para os madeirenses.
Vidigal (59’) lançou Xadas mas Coates estava atento e resolveu o assunto, altura em que as duas equipas começaram a a fazer substituições, sem que isso tivesse dado resultados, porquanto o resultado (1-0) não foi alterado até final, apesar de um forcing final dos leões, que não teve os efeitos desejados porquanto o nível de concentração baixou consideravelmente.
Registe-se que foi a segunda vitória alcançada pelo Marítimo em 15 jogos efectuados nesta Liga Bwin 2022/2023.
Com esta derrota, o Sporting ficou a doze pontos do Benfica, a seis do Sporting de Braga e a cinco do F. C. Porto, à entrada para a 16ª jornada, onde se deslocará ao Estádio da Luz para mais um eterno derby, em que nenhuma das equipas pode perder mais pontos.
Nos outros encontros realizados este domingo, o Paços de Ferreira recebeu o Chaves e o jogo terminou empatado, com Otávio a marcar primeiro (67’) para os visitantes e com o Paços de Ferreira a empatar (75’) por Uilton.
Na estatística, o Paços de Ferreira dominou em toda a linha, com 18-12 em remates, dos quais 4-2 para a baliza, numa posse de bola de 58/42%.
O Gil Vicente rematou mais (13-11) mas para a baliza “venceu” o Boavista (5-4), o que na vitória por 1-0 (golo de Yusupha, aos 31’), depois de uma posse de bola de 56/44 também para os gilistas.
Na classificação, o Benfica soma 40 pontos, seguido do Sporting de Braga (34), Benfica (33), Sporting (28), Casa Pia (27), Guimarães (24), Arouca (22), Rio Ave, Chaves e Boavista (20), Portimonense (19), Vizela (18), Famalicão (17), Estoril (16), Santa Clara (13), Gil Vicente (12), Marítimo (10) e Paços de Ferreira (2), último que é o único que ainda não ganhou qualquer jogo.
Nos marcadores, Gonçalo Ramos (Benfica) e Taremi (FC Porto), mantém-se na liderança (9 golos), à frente de Fran Navarro (Gil Vicente) e Ricardo Horta (Sporting de Braga), 8; Pedro Gonçalves (Sporting) e João Mário (Benfica), 7; Evanilson (FC Porto), Aziz (Rio Ave) e Rafa (Benfica), 6.
A 16ª jornada, penúltima da primeira volta, inicia-se na sexta-feira (dia 13), com o jogo Portimonense-Santa Clara (20h15), estando o Benfica-Sporting marcado para as 18 horas de domingo (dia 15).