Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, entregou, este sábado, no decorrer do Thinking Football Summit, galardões a Paulo Futre, Jorge Mendes e José Mourinho.
Como forma de homenagem pelos percursos de cada um, ligados à indústria do Futebol, assim como ao papel preponderante na afirmação de Portugal na montra do Futebol mundial, as três figuras do futebol em Portugal e no mundo receberam os Prémios de Mérito.
“É um orgulho para a Liga Portugal, o espaço que ocupamos a nível internacional. Geramos talento em qualquer canto do mundo”, salientou Pedro Proença, no seu discurso de introdução à cerimónia, tendo acrescentado que “temos o melhor agente, o melhor treinador, os melhores jogadores e os melhores árbitros, mas também fazemos coisas extraordinárias a nível de organização. A força da marca Liga Portugal e de ser português está bem patente e os homens que são galardoados são exemplo disso. Enchem-nos de orgulho e são a marca que nos confunde, a todos, aquilo que é Portugal”.
Paulo Futre relembrou o seu passado de glória e deixou algumas recomendações aos mais novos: “Com o tempo, fui dando conta das portas que abri. Conselhos? O primeiro, segundo e terceiro são a escola. O quarto: joguem futebol. E sonhem. Se tiverem sorte, podem conseguir alcançar grandes patamares”.
Jorge Mendes, não deixou de agradecer a distinção à Liga Portugal, deixando elogios à organização do Thinking Football Summit 2022, afirmando que “é um prémio que me enche de orgulho e também por ser atribuído por uma grande instituição portuguesa. Parabéns por esta excelente iniciativa, que tem sido um sucesso completo. Sendo a primeira vez que é realizado, é um evento muito importante, que todos têm elogiado”.
O último galardoado da tarde foi José Mourinho, que também não ficou indiferente, na hora de receber o prémio, mostrando o seu reconhecimento ao organismo que rege o Futebol Profissional, dizendo que “quero agradecer à Liga Portugal, na pessoa do Presidente Pedro Proença, esta distinção. A primeira vez que me viu, expulsou-me, e na última foi num Chelsea-PSG, em que passámos às meias-finais da Champions. O tempo passa, mas a consideração aumenta, e sabe que pode contar comigo para elevar o nome da Liga Portugal. Ao Paulo e ao Jorge, é uma honra estar aqui com eles. São grandes amigos que percorreram longos caminhos e que seguramente vão continuar.”
Após a entrega dos galardões, nota para um momento de boa disposição, com uma partilha de histórias do passado desportivo de todos os intervenientes e ainda para a presença de José Mourinho na plateia do painel ‘Os Pontos-Chave na Construção de um plantel’, no qual Tiago Pinto, General Manager da AS Roma, foi um dos oradores convidados.
Neste sábado, foi ainda transmitida no Arena Stage uma entrevista de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, à Liga TV, onde o presidente sportinguista explicou que “desde 2018, ano em que iniciei o mandato, ficou muito claro qual o trajeto que o Sporting tinha obrigatoriamente de percorrer”.
Começar com “uma estratégia assente na formação, na transformação digital e na valorização e crescimento da marca “Sporting”. Este caminho permitiu que o Sporting crescesse de uma forma sustentada e que todo o investimento fosse realizado de uma forma transversal no clube. Não apenas na equipa de Futebol, mas fizemos também um investimento na Academia e no Estádio. Como é óbvio, o motor de tudo isto é a formação. E foram quatro anos onde apostámos fortemente na formação, tivemos de o fazer”.
O presidente do Sporting explicou o sucesso da Academia dos leões, que recentemente fez 20 anos, afirmando que “até à data, 67 jogadores formados no Sporting chegaram à equipa A. Desses 67, 22 chegaram nos últimos quatro anos. O que significa que, nos últimos quatro anos, um terço dos jogadores formados que chegaram à equipa A foram formados neste mandato. Isto é um facto, que demonstra bem que a aposta na formação não é apenas um chavão comunicacional, é a realidade no Sporting”.
Uma aposta à qual Frederico Varandas pretende dar continuidade, considerando que “essa estratégia, centralizada na formação, levou a que, hoje, o Sporting, após quatro anos, se tornasse num clube muito mais estruturado, organizado, sustentado, e mais forte competitivamente”.
Depois de referir que “Cristiano Ronaldo é um motivo de orgulho e por isso é o nome da própria Academia do Sporting. Durante muitos anos foi “Academia de Alcochete”, hoje em dia é “Academia Cristiano Ronaldo”, que é o maior orgulho de todos os sportinguistas. O Sporting é o clube pioneiro da formação em Portugal. Indiscutivelmente, somos um clube que vai sempre viver da formação e seria muito pouco inteligente abandonar essa bandeira do Sporting”.
Frederico Varandas explicou ainda que a formação é um alicerce daquilo que poderá ser a sustentabilidade do Futebol português, tendo justificado que “da forma como o sistema do futebol está montado em Portugal, que vive de um modelo de associativismo, Benfica, Sporting e FC Porto, os ditos três grandes, não temos outra hipótese de competir com as cinco principais ligas europeias se não vendermos jogadores. Neste momento, não é uma opção, é uma obrigação. As equipas portuguesas têm tido muito sucesso na Champions e, com muito mérito, têm vindo a passar à fase de grupos, nos últimos anos. Isso só é possível com este engenho que é o de formar jogadores e vender. Eu sei que isto é difícil para o adepto, mas, neste momento, como a realidade e a indústria do futebol estão montadas, no dia em que os três grandes, deixaram por algum motivo, de potenciar, formar e vender jogadores, não vamos ter sequer qualquer hipótese de jogar na Champions League. Não há volta a dar. A formação não é, hoje, só uma opção, é uma obrigação.”
O presidente do Sporting referiu ainda que “o palmarés do Sporting nos últimos quatro anos é a prova de que este rumo que tomamos a prova na formação na sustentabilidade, na transformação digital e no investimento no clube todo, é um caminho que leva à vitória. E isto é muito importante porque há muitos chavões populistas, que o Sporting tem de investir, mas o Sporting investe, garante a sustentabilidade para o seu futuro e também ganha. Os títulos que conquistámos desde 2018 são a prova de como este modelo é um modelo sustentável, sim, mas também vencedor”.