Portugal conheceu, este domingo, os adversários na fase de qualificação do Euro 2024, cujo sorteio teve lugar no Centro de Exposições de Festhalle, em Frankfurt, cuja fase final se realizará na Alemanha.
Na cerimónia, Portugal esteve representado pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, e o Selecionador Nacional, Fernando Santos, tendo a equipa lusa ficado colocada no Pote 1, na companhia de Dinamarca, Bélgica, Hungria, Suíça e Polónia.
Jürgen Klinsmann, Karl-Heinz Riedle, antigos internacionais da Alemanha, e Gianluca Zambrotta and Demetrio Albertini, antigos internacionais por Itália, actual campeã europeia, auxiliaram na realização do sorteio.
Participaram 53 nações europeias no sorteio, sendo que a Alemanha, país anfitrião, já está qualificada automaticamente e ficou fora do sorteio. A Rússia, suspensa de todas as provas da UEFA, também não participará no Euro 2024.
Feito o sorteio, os países qualificados foram enquadrados em dez grupos, da seguinte forma:
Grupo A – Espanha, Escócia, Noruega, Geórgia e Chipre;
Grupo B – Holanda, França, Irlanda, Grécia e Gibraltar.
Grupo C – Itália, Inglaterra, Ucrânia, Macedónia do Norte e Malta;
Grupo D – Croácia, País de Gales, Arménia, Turquia e Letónia;
Grupo E – Polónia, República Checa, Albânia, Ilhas Faroé e Moldávia;
Grupo F – Bélgica, Áustria, Suécia, Azerbaijão e Estónia;
Grupo G – Hungria, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Lituânia;
Grupo H – Dinamarca, Finlândia, Eslovénia, Cazaquistão e São Marino;
Grupo I – Suíça, Israel, Roménia, Kosovo, Irlanda do Norte, Bielorrússia e Andorra;
Grupo J - Portugal, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein.
A qualificação terá lugar a partir do dia 23 de Março de 2023 e terminará em 21 de Novembro do mesmo ano, sendo que o play-off se realizará entre 21 e 26 de Março de 2024.
A fase final (Alemanha) inicia-se em 14 de Junho e a final está marcada para 14 de Julho de 2024.
Sobre o sorteio para a fase de qualificação, Fernando Santos, seleccionador nacional, salientou que “Portugal é favorito do grupo, isso é indiscutível”, tendo acrescentado que “e um sorteio normal; da minha parte e penso que da parte de todos os que vão disputar o campeonato do mundo, é que vamos colocar este sorteio dentro da mala e abri-lo só em janeiro, depois do Mundial”
Fernando Santos destacou também a abordagem de Portugal à competição que será realizada no Catar, referindo que “Vamos disputar o Campeonato do Mundo com a ambição que afirmamos e reafirmamos, isso é agora a nossa prioridade, para podermos mais uma vez dar uma enorme alegria ao povo português”