João Sousa conseguiu o terceiro triunfo ante a formação irmã do Brasil, depois de vencer, este sábado, o brasileiro Thiago Monteiro, no terceiro encontro em singulares do play-off do Grupo I Mundial, em Viana do Castelo, colocando Portugal no qualifying de acesso ao Grupo Mundial, em Fevereiro de 2023.
Num encontro de cerca de hora e meia, Sousa (56º ATP), que teve de neutralizar apenas dois break-points, foi superior a Thiago Monteiro (65º), fechando com os parciais de 6-3 e 6-1.
Com o triunfo, no quarto embate da eliminatória, Portugal fixou em 3-1 a receção ao Brasil, pelo que o último encontro, que opunha Nuno Borges a Felipe Meligeni Alves, não se realizou.
Este quarto jogo foi necessário porquanto o par constituído por Francisco Cabral/Nuno Borges não conseguiu evitar que o Brasil somasse o primeiro ponto, da competição realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Francisco Cabral (45º no mundo em pares) e Nuno Borges (70º) cederam frente a Rafael Matos (36º) e Felipe Meligeni Alves (100º), por 6-3, 0-6 e 6-3, também em cerca de hora e meia de jogo.