Vencendo os dois primeiros jogos (singulares), realizados esta sexta-feira no Centro Cultural de Viana do Castelo, Portugal ficou apenas a uma vitória de se apurar para o play-off do Grupo I Mundial da Taça Davis.
Sem ter tido a necessidade de enfrentar um único break-point durante todo o encontro, João Sousa (56º mundial) impôs-se a Felipe Meligeni Alves (143º), por 6-1 e 6-3, num combate onde João Sousa se tornou no tenista português com mais eliminatórias na Taça Davis (31) e que se prolongou por uma hora e cinco minutos.
Na segunda partida, Nuno Borges ampliou para 2-0 a vantagem de Portugal, numa dura batalha de três partidas e em que Nuno Borges foi mais forte do que Thiago Monteiro e fechou o segundo encontro em singulares com 6-7 (5), 6-4 e 7-6 (3), em três horas e seis minutos.
Neste sábado, Portugal pode garantir a presença no qualifying de acesso às Finais daTaça Davis, em Fevereiro de 2023, se vencer o encontro em pares, a partir das 15 horas, ou um dos embates em singulares que completam a eliminatória.